São Paulo, quarta-feira, 06 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

A cerca e o diálogo

KÜHLUNGSBORN - É, eu também pensei, como você, o que diabo estou fazendo em uma cidade cujo nome nem consigo pronunciar? Se estivesse de férias, tudo bem. Trata-se de um agradável balneário no Báltico, extremo norte da Alemanha, e, pelo menos enquanto o verão não chega, passeiam pelas suas calçadas "sêniores", como eu.
Acontece que estou trabalhando, meu trabalho chama-se notícia, e a notícia (ou os seus agentes) nem está aqui, mas em Heilingdamm, outro balneário, a 8 quilômetros, a cidade-sede, neste ano, da cúpula do G8 (e, na sexta, do G8+5, com Lula e seus pares da China, Índia, África do Sul e México). Aqui fica apenas o centro internacional de mídia.
O problema é que as cúpulas, especialmente as do G8, começaram a ser transferidas para locais ou inacessíveis pela própria natureza ou fáceis de cercar pela polícia de tal forma que ninguém, a não ser seus assessores, consegue ver os governantes.
Mesmo assim, poucos assessores: seis por presidente entram no perímetro de segurança. Para estabelecê-lo, o governo alemão construiu uma nova versão, mais modesta, do Muro de Berlim, uma cerca de quase 12 quilômetros de extensão e 2,5 metros de altura. Não é para protegê-los dos jornalistas, que o mal ou o bem que podemos fazer-lhes o fazemos (ou não) à distância mesmo.
A segregação é para protegê-los daquela fatia dos governados que não se conforma com o tipo de mundo que eles comandam e, por isso, faz manifestações toda vez que há alguma cúpula com acompanhamento maciço da mídia.
Admito que não seria lógico permitir que George Walker Bush, hoje o demônio preferido do planeta, levasse uma pedrada, um tiro ou coisa pior. Mas custava convocar os grupos que não usam pedras e têm coisas importantes a dizer para conversar com os governantes? A cerca talvez pudesse ter apenas 6 quilômetros.


crossi@uol.com.br

Texto Anterior: Editoriais: Fim das queimadas

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Combate à corrupção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.