São Paulo, quinta-feira, 06 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Festa e tragédia
"Enquanto o mundo comemora a vitória histórica de Obama à Presidência dos EUA, tropas americanas, em resposta a um suposto ataque de rebeldes talibãs, matam 40 civis e ferem outros tantos em mais um ataque aéreo "cirúrgico" no Afeganistão. Nem o noivo que se casava escapou da morte.
O senhor Bush, que recebeu o país com superávit orçamentário e em paz, entrega-o, oito anos depois, quebrado e em guerra.
Por que não antecipa sua saída, permitindo ao novo presidente e à equipe de transição assumir o comando da nação americana o mais depressa possível?"
SILVANA CASSEB ABRÃO (São Paulo, SP)

 

"Como um jornal sério e conceituado como este publica o texto "Família brasileira vota em Obama e o compara a Lula"?
Obama estudou no Occidental College, na Universidade de Columbia e na Faculdade de Direito de Harvard. Trabalhou como advogado especializado em direitos civis em Chicago e foi eleito para o Senado em 2004.
E a carreira do presidente Lula?
Qual é a sua formação educacional e profissional?
Ambos vêm de famílias pobres, mas com estrutura de valores diferentes: coragem de vencer as dificuldades, de ter um bom estudo, responsabilidade em querer fazer realmente a diferença para si e para o outro, de fazer crescer dentro de si o empreendedorismo.
Desculpem-me, mas falta muito para Lula chegar aos degraus em que Obama está."
YARA KASSAB, doutoranda em história social pela USP (São Paulo, SP)

 

"Tomara que a eleição de um negro à Presidência dos EUA ajude a derrubar essa chaga da humanidade que é o racismo. Se Obama for um bom governante, vai calar a boca de muita gente e mostrar que as qualidades de um ser humano não se medem por cor da pele, formato dos olhos ou tipo de cabelo."
CRISTINA REGGIANI (Santana de Parnaíba, SP)

 

"Certo está Saramago. Cabe a Obama dar fim à sórdida prisão de Guantánamo, restabelecer o devido processo legal, eliminar os "patriotics acts" -em verdade o AI-5 norte-americano- e restaurar o direito de defesa para todos.
Se Obama fizer isso, começará bem."
LUIZ ANTONIO SAMPAIO GOUVEIA (São Paulo, SP)

Tortura e terrorismo
"Somente na cabeça do ministro Gilmar Mendes é que aqueles jovens que lutaram contra uma ditadura assassina e torturadora eram "terroristas".
Inconseqüentes, apaixonados e adjetivos semelhantes são facilmente aplicáveis, mas "terroristas"?
Queria saber onde, no mundo civilizado, o fato de participar de uma guerrilha contra um regime ditatorial e ilegítimo, que matava e torturava em seus porões, é terrorismo."
RAPHAEL GARCIA (São Paulo, SP)

 

"Tarso Genro é daqueles que, para defender os companheiros, é capaz de qualquer malabarismo intelectual. Mostrou isso mais uma vez ao tentar suavizar as responsabilidades dos terroristas dos tempos da ditadura. Segundo ele, é importante compreender as circunstâncias e relevar caso o pessoal tenha se exaltado um pouquinho. Foi a "empolgação do momento", fazer o quê?" Aos amigos, tudo! Aos inimigos, a lei, a Secretaria de Direitos Humanos, a Comissão de Anistia, o Ministério Público e Dilma Rousseff."
RICARDO MIOTO (São Paulo, SP)

Agricultura
"De extrema importância o artigo de Gilberto Dupas ("Técnicas alimentares: saúde ou doença?", "Tendências/Debates", 4/11). É rara uma análise que contemple o lado social atrelado ao ecológico. E esse debate precisa ser intensificado, no sentido não só de apontar os problemas mas de viabilizar as saídas.
Por que ainda temos de usar o termo pleonástico "agricultura orgânica" se, de fato, o produto em sua origem e concepção é orgânico, mas os meios para consegui-lo são inorgânicos?
Não é óbvio que devemos repensar essa maneira de associar a tecnologia ao crescimento da produção sem que haja esgotamento dos solos e sem que se interfira nos ciclos naturais da água, da decomposição da matéria orgânica e da destruição dos ecossistemas? A utopia socialista de Marx agrega-se à utopia de uma agricultura ecológica (e não orgânica). Enquanto esta questão for tratada como utópica, estaremos caminhando para o colapso."
VIRGÍNIA M. KNABBEN, pós-graduanda pela USP na área de solos e ambiental (São Paulo, SP)

Itaú + Unibanco
"É de estarrecer que altas autoridades do Executivo estejam preocupadas com o fato de o Banco do Brasil cair para o segundo lugar em valor de ativos após a fusão do Itaú com o Unibanco.
Não acredito no que li na Folha: "Governo Lula quer que o Banco do Brasil retome a liderança'; "A liderança (do BB) no ranking de bancos do país é simbólica para o PT'; "O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva não gostou de ver o BB perder o posto'; "O importante, avaliam os técnicos do governo, é que "agora o BB está no jogo".
Em plena crise, o governo transforma um evento positivo no mercado financeiro em corrida entre os setores público e privado.
Concluo que o piloto do PT, Lula, dirigindo o BB, lamenta ter perdido a primeira posição para Setúbal, que conduz a nova máquina Itaú-Unibanco, mas está seguro de que vai retomar a liderança em breve, pisando firme no novo acelerador MP 443."
EDUARDO JOSÉ DAROS (São Paulo, SP)

Crise
"Em vez de concitar o povo a não parar de gastar, evitando o emperramento da economia, Lula deveria pagar aos aposentados aquilo que lhes foi surrupiado.
Teria assim, a um só tempo, dado fluência à circulação de riquezas, fazendo justiça, e praticaria um ato de decência e honestidade, dando mostras de ser um estadista, e não um copiador de antigas e más idéias, beneficiadora justamente daqueles que se utilizaram de dinheiro virtual."
ORLANDO GOMES GONÇALVES
(Divinópolis, MG)

Educação
"Parabenizo a senhora Claudia Costin pelo artigo "Formação docente e qualidade de ensino" ("Tendências/Debates", ontem).
Sou professor de futuros licenciados em matemática que, em sua maioria, não sabem ler nem escrever corretamente, fruto da educação que receberam e que recebem.
Daí, o que importa Vigotsky e Piaget? Resumindo: não passa de masturbação mental."
NELSON HEIN, professor da Universidade Regional de Blumenau (Blumenau, SC)

Pedágio
"Leio constantemente queixas sobre os pedágios no Estado de São Paulo, único lugar onde há estradas que de fato funcionam.
Não gostaria de ter de pagar mais impostos para que transportadoras e viajantes não tenham de pagar a conservação das rodovias. Quem quiser viajar, que pague, como se paga por qualquer outro serviço.
O pedágio custa bem menos que a manutenção dos veículos em estradas destruídas."
FRANCISCO XAVIER FERNANDEZ (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Paulo Bonavides: Do Estado neoliberal ao Estado neo-social

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.