São Paulo, segunda-feira, 07 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLÍNIO FRAGA

Numerologia eleitoral

RIO DE JANEIRO - Se coubesse aos mais ricos da cidade a escolha do futuro prefeito do Rio, a disputa estaria entre a ex-deputada federal Jandira Feghali (PC do B) e o deputado federal Fernando Gabeira (PV). Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra que os dois lideram com 22% dos votos no estrato de eleitores que ganham mais de dez salários mínimos. É uma parcela de cerca de 1,1 milhão de pessoas numa cidade de 6 milhões.
A depender do eleitorado de menor renda, com vencimentos de menos de dois mínimos, a eleição caminha, neste momento, em favor do senador Marcelo Crivella (PRB), que, nesse estrato, tem o dobro dos votos (32%) da segunda colocada, Jandira (16%). É um contingente de quase 1,9 milhão de pessoas. Entre os mais ricos, Crivella atinge 16% dos votos, dez pontos a menos do que na média geral do eleitorado.
Jandira, entre os mais pobres, atinge apenas um ponto percentual a menos dos 17% que tem entre o eleitorado em geral. Tem eleitores distribuídos de forma uniforme.
Campanha eleitoral hoje é majoritariamente via televisão. Crivella e Jandira têm os menores tempos. É aceitável a idéia de que tendem mais a perder votos do que ganhar quando começar a propaganda eleitoral gratuita. Seguindo esse princípio, Solange Amaral (DEM), Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira poderiam incorporar mais votos porque têm mais tempo na TV.
Solange tem 9% entre os mais pobres e 7% entre os mais ricos. Paes possui 7% entre os com menor renda e 11% entre os de maior renda. Gabeira tem um abismo a enfrentar: sua taxa de votos no eleitorado pobre é de apenas 3%, 19 pontos a menos do que possui entre os ricos.
No momento, a disputa para a prefeitura é viável para cinco candidatos, podendo afunilar para três se Crivella não crescer entre os ricos e Gabeira entre os pobres.


Texto Anterior: Brasília - Valdo Cruz: Um pouco tarde
Próximo Texto: Marina Silva: Antes ou só depois
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.