São Paulo, Terça-feira, 07 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

Reformas pelo país

"São inaceitáveis a relutância e a lentidão com que o Congresso trata de temas tão importantes como a reforma fiscal. Enquanto o Congresso adia decisões importantes, a carga tributária continua pesando sobre as empresas nacionais, emperrando o desenvolvimento do país."
Marcelo Cizaurre Guirau (Osasco, SP)

"Assim se resumem as reformas no Brasil: reforma judiciária: fim dos direitos trabalhistas; reforma político-eleitoral: extinção dos pequenos partidos; reforma fiscal: criação de novos impostos; reforma administrativa: centralização no controle das verbas públicas; reforma agrária: acordo com latifundiários."
Sergio Fajardo (Mandaguari, PR)

Artigo

"Em relação à carta do assessor de imprensa do Ministério das Comunicações, Eduardo Balduíno ("Painel do Leitor", 18/11), temos a dizer que a essência do nosso artigo "O que você sabe..." ("Tendências/Debates", 27/10) permanece válida.
O ministro Pimenta da Veiga, que se comprometeu em março passado a realizar audiências públicas em pelo menos seis capitais do Brasil antes de enviar a Lei de Comunicação Eletrônica de Massa ao Congresso Nacional, até agora não deu um passo. Nem sequer aceitou o convite da OAB-SP para debater o referido projeto."
Ana Emília Oliveira de Almeida Prado, membro do Grupo TVer e Marta Suplicy, presidente do Grupo TVer (São Paulo, SP)

Esclarecimento

"Novamente, a Folha repete o conteúdo da reportagem publicada na edição de 24/10 com denúncias do prefeito de Caxias, que tenta envolver este parlamentar com suposto escândalo de notas fiscais frias.
O repórter mais uma vez não ouviu este parlamentar sobre os fatos concretos apresentados na segunda reportagem, mas fez citações a meu nome levando a crer que as "partes envolvidas" tinham sido ouvidas. Ele usou algumas frases que eu havia dito em conversa telefônica após a primeira publicação.
Na verdade, se tivesse sido ouvido antes desta segunda reportagem, publicada em 28/11, teria acrescentado novas informações que, a meu ver, comprovam ter o prefeito Hélio Queiroz, em apenas cinco meses à frente da Prefeitura de Caxias, fraudado dezenas de licitações e criado empresas fantasmas.
Sabedor de que tudo não passa de um jogo político patrocinado por algumas figuras interessadas nas próximas eleições municipais, tenho certeza de que após as conclusões do inquérito policial, já instaurado a meu pedido, repito, o senhor Hélio Queiroz irá responder criminalmente e civilmente pelas mentiras tão bem "cobertas" pela Folha."
Paulo Marinho, deputado federal pelo PFL-MA (Brasília, DF)

Resposta do jornalista Irineu Machado - A reportagem estava em elaboração quando foi feito o contato telefônico. Entre a apuração e a divulgação da notícia transcorreram duas semanas. A versão de Marinho sobre o caso está registrada no texto, inclusive a afirmação de que seus adversários políticos procuraram "forjar" documentos para sustentar denúncias contra ele.

Posição na OMC

"A imprensa brasileira informou que a direção do PT teria enviado uma carta de apoio à posição do governo brasileiro nas negociações da OMC. Essa informação não procede. O Partido dos Trabalhadores não enviou nenhuma correspondência ao ministro das Relações Exteriores sobre esse tema. O PT coincide com a posição da CUT na defesa das cláusulas verde e social nas negociações comerciais."
Marco Aurélio Garcia, secretário de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores (São Paulo, SP)

Opus Dei

"A Folha de 5/12 fez uma referência equivocada à prelazia do Opus Dei. O escritório de informação do Opus Dei no Brasil esclarece que a prelazia é uma instituição da Igreja Católica com finalidades estritamente religiosas, e que Joaquín Lavín, candidato à Presidência do Chile, não é dirigente do Opus Dei naquele país. A sua atuação profissional e política, como a de todos os fiéis da prelazia, é da sua exclusiva responsabilidade."
Carlos Alberto Di Franco, escritório de informação do Opus Dei no Brasil (São Paulo, SP)


Controles

"Atualmente, muito se tem falado sobre controle externo do Poder Judiciário e das Polícias Civil e Militar.
Mas por que só o Poder Judiciário e as Polícias Civil e Militar precisam de controle externo? Sugiro ao Congresso Nacional que crie uma corregedoria geral, tribunal de contas ou coisa parecida, para fiscalizar todas as atividades dos três Poderes."
Sérgio José Toniolo (Porto Alegre, RS)

Torcidas

"Prezado Herculino Tonsig ("Painel do Leitor", 1º/12): será que os ingleses que torceram contra o Manchester também serão considerados do Terceiro Mundo? Não, sr. Herculino, o que nos leva ao Terceiro Mundo não é torcer contra times de nosso país. É o caos na saúde, na educação e principalmente em quem devemos confiar: nossos (mal escolhidos) políticos."
Marcos Mendes Ribeiro (Taubaté, SP)

Sem reunião

"Queremos desmentir a nota da coluna de Joyce Pascowitch de 17/11 sobre suposta ida de Marisa Monte a uma reunião de gravadora, porque a nota é uma inverdade, já que Marisa jamais participou de reunião em gravadora que não a dela, EMI. E, se tivesse de ter uma reunião em qualquer outra gravadora, não cometeria a ingenuidade de ter essa reunião nos escritórios da gravadora.
Além disso, essa nota passa uma imagem da artista Marisa Monte que não corresponde à real. Não faz parte do estilo e da educação da Marisa retirar-se de qualquer lugar da forma como foi descrita."
Leonardo Netto, empresário de Marisa Monte (Rio de Janeiro, RJ)

Classistas

"Ficamos perplexos com a nota veiculada no "Painel" de 3/12, onde se tenta caracterizar como fisiológicos os deputados que votaram contra a retirada da representação classista nos tribunais, em especial com a citação nominal do deputado Marcelo Barbieri, que tem empunhado esta e outras bandeiras em defesa do interesse dos trabalhadores."
Antonio Fernandes dos Santos Neto, presidente da Central Geral dos Trabalhadores Brasil e vice-presidente da Federação Sindical Mundial (São Paulo, SP)


Texto Anterior: Mauricio Franklin Pontes: Desinformação e acidentes

Próximo Texto: Erramos
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.