UOL




São Paulo, terça-feira, 08 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Herr Meyer

RIO DE JANEIRO - Sempre admirei o Zé Dirceu, desde os tempos em que ele arriscava a vida para lutar por suas idéias, por sua concepção do mundo e da sociedade. E torço sinceramente para que tudo dê certo com ele, sobretudo na importante função que hoje exerce.
Só não gostei de uma afirmação sua a propósito de nem sei mais o quê. Dirceu disse que, se determinada coisa acontecesse ou deixasse de acontecer, ele mudaria de nome. Não especificou se adotaria um dos codinomes que usou quando esteve na clandestinidade. Provavelmente escolheria o nome mais comum dos brasileiros, um Souza ou um Silva -embora este último já esteja em evidência. E, pior ainda, poderia passar por uma barretada -desnecessária por sinal- ao pai de todos os petistas, que também é Silva. como grande parte dos brasileiros.
Lembro um exemplo histórico. Nos inícios da Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha obtinha vitórias espetaculares, o marechal Herman Göring, o segundo homem na hierarquia nazista, substituto de Hitler em caso de emergência e comandante da Luftwaffe, garantia que Berlim nunca seria bombardeada pelos aliados. Protegida por seus aviões, a capital do Reich jamais seria atacada. E, se tal acontecesse, os alemães poderiam chamá-lo de Meyer -"herr Meyer", nome comum naquele país, equivalente mais ou menos a um sicrano ou beltrano.
Não deu outra. Com Berlim destruída, nem houve tempo para Göring ir a um cartório mudar de nome no Registro Civil. Continuou sendo Göring ,e com esse nome foi preso e julgado em Nuremberg. Para evitar a forca, suicidou-se na sua cela.
Minha admiração pelo Zé Dirceu -e o bom senso- impedem qualquer comparação com o líder nazista. Mas é bom não brincar com essas coisas. Gostaria que o Zé Dirceu fosse sempre o Zé Dirceu.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Presidente itinerante
Próximo Texto: Roberto Mangabeira Unger: Mudar o Brasil de vez
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.