São Paulo, domingo, 08 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova consciência ambiental

PAULO SKAF


O compromisso com o desenvolvimento sustentável está definitivamente na lista de prioridades da indústria


O COMPROMISSO com o desenvolvimento sustentável -que consiste em gerar riquezas com responsabilidade ambiental e social- está definitivamente na lista de prioridades da indústria.
A Fiesp e o Ciesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) realizaram seminários técnicos da maior importância durante a Semana do Meio Ambiente, justamente com o propósito de dar subsídios ao setor produtivo para que as melhores medidas ambientais possam ser adotadas, de maneira racional, correta e responsável.
As entidades industriais paulistas usam também a criatividade para estimular as empresas a atuar com o máximo de eficiência e o mínimo de impacto negativo.
O Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental reconhece e incentiva as boas práticas nessa área de todos os segmentos da indústria. E o Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso da Água, que chegou à sua terceira edição em março de 2008, tem como objetivo valorizar as ações em prol do bom aproveitamento dos recursos hídricos.
Porém, as iniciativas da Fiesp e do Ciesp em torno da questão ambiental não se resumem a eventos momentâneos ou cerimônias de premiação. Para analisar as questões de importância macro, criamos o Conselho Superior do Meio Ambiente, sob a coordenação do Instituto Roberto Simonsen (IRS), que reúne especialistas da área ambiental, muitos deles com histórico de militância ecológica.
Ou seja, trata-se de um organismo plural, representativo da sociedade, que dispõe de absoluta autonomia para questionar e propor reflexões.
Como o rigor técnico também é prioritário para nós, mantemos um Departamento de Meio Ambiente com um quadro de altíssima qualificação: são geólogos e engenheiros totalmente dedicados ao estudo e à produção de medidas objetivas no tocante ao uso do solo e dos recursos hídricos, ao controle da poluição e ao manejo de resíduos.
No entanto, muitas vezes esbarramos no desconhecimento da sociedade com relação a tudo o que fazemos. Entretanto, continuaremos apostando no trabalho duro e sério, único caminho para a conquista de resultados efetivos.
Os eventos programados pelas entidades industriais paulistas -Fiesp, Ciesp, Sesi-SP, Senai-SP e IRS- para essa Semana do Meio Ambiente e o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, representaram uma boa oportunidade para chamarmos a atenção da sociedade para o nosso empenho em fazer com que o desenvolvimento sustentável seja mais do que um conceito da moda e se transforme em realidade.
Com o lema "A indústria respeita a vida", empreendemos desde caminhadas e atividades ecoesportivas até discussões técnicas de altíssimo nível, com personalidades do meio acadêmico, secretários de Estado e especialistas em temas como energia, infra-estrutura, licenciamento ambiental e biocombustíveis.
Foram cinco dias de debates, de 2 a 6 de junho, que resultaram num documento final, a ser oportunamente divulgado. Também em 6 de junho, ao meio-dia, fizemos um ato simbólico de vital importância pela preservação do parque Trianon, área verde vizinha à nossa sede, que possui 34.706 metros quadrados de remanescentes da mata atlântica. O compromisso foi celebrado com um grande abraço em torno do parque.
Hoje, 8 de junho, nossa semana de comemorações chega ao fim com caminhadas ecológicas em praticamente todas as cidades paulistas. Ao todo, foram mobilizadas cerca de 40 mil pessoas, unidas em torno de um objetivo comum: construir o amanhã que todos nós, brasileiros e brasileiras, desejamos e merecemos.


PAULO SKAF , 52, é o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, além do Sesi (Serviço Social da Indústria) e do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de São Paulo e do Instituto Roberto Simonsen (IRS).


Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo. debates@uol.com.br


Texto Anterior: TENDÊNCIAS/DEBATES
Celso Amorim: Os Brics e a reorganização do mundo

Próximo Texto: Painel do leitor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.