São Paulo, quinta-feira, 08 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

O erro existiu

BRASÍLIA - Fato 1: inspeção da Controladoria Geral da União produziu um relatório detalhado sobre liberações do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para cursos da Força Sindical, presidida pelo Paulinho, hoje licenciado para ser candidato a vice de Ciro Gomes.
Fato 2: a inspeção descobriu que uma só pessoa, com o mesmo CPF, foi registrada em 32 cursos em diferentes cidades, mas, na verdade, só realizou um, de cozinha, em São Paulo.
Fato 3: o ex-ministro Francisco Dornelles, que apóia José Serra na eleição, defende Paulinho e a Força Sindical, critica o vazamento e credita a confusão a "erro técnico".
Fato 4: o Ministério do Trabalho divulga nota confirmando que um trabalhador foi mesmo registrado em 32 cursos. Mas justifica que não houve desvio, e sim "procedimento indevido" de "executoras contratadas pela Força Sindical".
Fato 5: também em nota, a controladora-geral, Anadyr de Mendonça Rodrigues, destaca que a resposta do ministério "comprova, por si só, que havia procedência" na irregularidade apontada pela Controladoria e, além disso, "não esgota as questões suscitadas no relatório da auditoria".
O que equivale a dizer que a coisa continua e ninguém foi absolvido de nada. E as demais suspeitas contidas em nada módicas 30 páginas de auditoria? Estão pairando por aí.
O ano é de eleições, as tensões se amplificam, os corações pulsam forte. Todo candidato vira alvo fácil, especialmente quem dispara nas pesquisas -caso de Ciro. A pressa é fundamental para Anadyr, que está no centro do jogo político. Mas o melhor também para o Ministério do Trabalho, a Força e Paulinho é responder rapidamente às suspeitas e dúvidas.
Paulinho por motivos óbvios. Ciro porque é quem mais perde com suspeitas sobre seu vice, especialmente depois da queda de Martinez da campanha. Dornelles porque foi quem liberou os recursos do FAT.
Quanto mais rápido tudo se esclarecer, melhor para todos. Menos, claro, para os adversários.



Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Já quebrou
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Crise no ar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.