São Paulo, sábado, 08 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Senado
"Mais uma cena ridícula, estapafúrdia, grotesca e totalmente inadequada. É impressionante a falta de respeito de alguns senadores com o Brasil e com a sua Constituição.
Mas acho que nem tudo está perdido, pois ainda temos parlamentares dignos de respeito, com conduta ilibada e comportamento exemplar. E certamente se unirão à nação digna, decente e respeitosa para recuperar a ordem, a honra e o respeito que aquela Casa merece."
LUIZ NICOLAU (Campinas, SP)

 

"Falta de decoro não é um senador chamar outro de "cangaceiro". Falta de decoro é qualquer elemento daquele local tratar outro por "Vossa Excelência"."
AFONSO R. WELTER (Londrina, PR)

 

"Meu voto de apoio e de encorajamento aos (poucos) senadores que estão enfrentando a tal "tropa de choque". Como diz a sabedoria popular do Nordeste: "A desvantagem de brigar com porco é a lama. Você não gosta, mas o porco..."."
PETRONIO LERCHE VIEIRA (Salvador, BA)

Símbolos
"O professor Antonio Jorge Pereira Júnior ("Painel do Leitor", 6/8) se sente perseguido por um ser anticatólico diabólico. E dramatiza ao alertar para o direito de seres inexistentes se sobrepondo ao bem que a maioria recebe pela presença daquela imagem.
Ora, um judeu se sentiria bem mais reconfortado pela imagem da estrela de Davi, um muçulmano, pelo crescente e a estrela, um budista, por uma imagem de Buda etc. Eu, por exemplo, não me sinto estimulado a ser "mais paciente, cortês, solidário e forte" ao ver a imagem da cruz. Geralmente não sinto nada, mas, quando sinto, é um desconforto por estar diante de um símbolo de uma religião que fez tão mal ao meu povo (sou judeu não praticante). Para mim, aquilo não passa de propaganda gratuita da Igreja Católica. E o mínimo que a igreja poderia fazer seria pagar pelo uso do espaço."
BENI SUTIAK (São Paulo, SP)

 

"Concordo inteiramente com a retirada de todos os símbolos sagrados dos estabelecimentos do Estado laico, para que fique bem claro que Deus não tem nada a ver com os descalabros que são cometidos aí pelos seus adversários."
LUIS KEHL (Piracicaba, SP)

 

"Acertadíssimo o artigo de Roberto Livianu de ontem ("Sagrada laicidade'). Ao Estado cabe assegurar a liberdade de religião, mas jamais privilegiar, defender ou adotar como própria determinada crença.
É constrangedor, portanto, o que ocorre em algumas cidades, como Sorocaba, que autorizou a instalação em área pública de placa com os dizeres "Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo"."
EDUARDO PANNUNZIO (São Paulo, SP)

Educação
"Não surpreende o editorial "Valor ao mérito" (Opinião, 4/8). É rotineiro o comportamento deste jornal em apoiar medidas dos governos do PSDB. No caso presente, o jornal se superou no açodamento, pois nem se conhece o inteiro teor da proposta do governo.
Também não surpreende que o jornal ataque a Apeoesp. O governador José Serra tem verbalizado constantes ataques nominais ao nosso sindicato, queixando-se de que "atrapalhamos" seus projetos. Lamentamos que o jornal continue a divulgar a "informação" de que 1.500 professores tiraram nota zero na chamada "provinha dos ACTs". A Secretaria da Educação negou-se a divulgar a lista de notas, o que torna este dado, no mínimo, questionável.
O jornal atribui à Apeoesp uma "atuação retrógrada e avessa" por não concordarmos com uma política que pretende colocar o mérito individual de cada professor à frente dos direitos elementares da nossa categoria. Não nos opomos a avaliações, mas é preciso garantir aos professores, entre outros pressupostos, jornada e condições adequadas de trabalho, salários justos, formação continuada em serviço, reconhecimento, estímulos, autoridade e autonomia para assegurar aos alunos ensino de qualidade."
MARIA IZABEL AZEVEDO NORONHA , presidente da Apeoesp (São Paulo, SP)

Nota da Redação - O editorial dizia que, "à frente do governo do Estado de São Paulo há 14 anos, o PSDB amarga resultados muito ruins na educação" e classificava tal situação de "vexatória".

Cidade Limpa
"A reportagem "Gestão Kassab libera propaganda em 9.800 locais da cidade" (Cotidiano, ontem) está correta ao lembrar que a publicidade em mobiliário urbano está prevista na Lei Cidade Limpa desde o projeto original enviado pelo prefeito Kassab ao Legislativo.
O prefeito, à época, disse que entendia que essa medida não deveria ser adotada de imediato e que deveria ocorrer na administração seguinte (que começou em 1º de janeiro), para que a cidade sentisse os benefícios do fim da poluição visual e formasse opinião de como deveria ficar a publicidade no mobiliário. Não há portanto nenhuma mudança de curso."
REGINA MONTEIRO , diretora de meio ambiente e paisagem urbana da Emurb (São Paulo, SP)

Câmara
"Em relação à reportagem "Dois deputados são acusados de reter salários de assessores" (Brasil, 4/8) informo que o relatório final da comissão de sindicância da Câmara não me acusa de reter parte dos salários de meus assessores. O relatório apenas reproduz depoimento de assessora com acusações, não comprovadas, feitas por ela para se defender de crime pelo qual é investigada. A Comissão pede a abertura de inquérito administrativo contra a funcionária, pois, durante a investigação, encontrou indícios de envolvimento dela com a emissão irregular de passagens."
EUGÊNIO RABELO , deputado federal -PP-CE (Brasília, DF)

Nota da Redação - Leia abaixo a seção "Erramos".

Energia
"Em relação à nota "Eletropaulo erra nas contas de grandes empresas", da coluna "Mercado Aberto" (Dinheiro, ontem), a AES Eletropaulo reitera, como foi dito em entrevista, que o problema já havia sido detectado pela concessionária e que a solução já havia sido identificada e informada aos clientes."
MARCELO BURGOS , gerente de relacionamento com a imprensa (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Lucas Pimentel: Regulamentação pela segurança

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.