São Paulo, domingo, 08 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

De Porto Alegre a Brasília

SÃO PAULO - Está sendo lançado na Espanha o que talvez seja o mais completo dossiê sobre as duas reuniões realizadas até agora pelo Fórum Social Mundial, o conglomerado que se reúne em Porto Alegre como contraponto ao Fórum de Davos.
O autor, o sociólogo Rafael Díaz-Salazar, diz que as alternativas propostas em Porto Alegre e recolhidas no livro têm tudo, "de programas a orçamento e energia militante". Só faltaria uma coisa: "Políticos à altura das circunstâncias", segundo o jornal "El País", na quinta-feira.
Gostaria de ter ido ao lançamento, não só porque a Espanha é meu país preferido (ao menos no momento), mas principalmente para perguntar a Díaz-Salazar se ele inclui Luiz Inácio Lula da Silva entre os políticos que, na sua opinião, não estão à altura das circunstâncias.
Talvez seja cedo para um julgamento tão severo. Mas o fato é que a maior parte do que Lula e o PT disseram nos meses finais da campanha eleitoral e, principalmente, depois da vitória, tem pouca semelhança com o que se disse em Porto Alegre nos dois encontros lá realizados.
Não me venham os fundamentalistas do PT dizer que o "Fome Zero" é Porto Alegre puro, porque sabem que não é. Lula fala de sua obsessão com a necessidade de o brasileiro ter o direito de três refeições diárias desde a primeira campanha presidencial, em 1989, e o Fórum Social foi inventado em 2001.
A nova ênfase do PT, ao contrário, tem sido naquilo que Porto Alegre mais critica: o respeito a regras que favorecem o capital em detrimento do social.
A frase de Díaz-Salazar serve também para dar contexto adequado ao verdadeiro desafio de Lula: o líder do PT não foi eleito para aplacar os mercados, mas para criar, no Brasil, o "outro mundo é possível" com que sonha o povo de Porto Alegre.
Vencerá o desafio se o sociólogo espanhol não repetir sua frase dentro de um ano ou dois ou três.



Texto Anterior: Editoriais: SOCIEDADE E LEI


Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Dois em um
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.