São Paulo, domingo, 09 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Progresso e privadas
A definição sobre qual objeto representa o progresso da civilização, feita por Mario Vargas Llosa, vencedor do Prêmio Nobel da Literatura em 2010, foi muito bem citada pelo senador Demóstenes Torres no artigo "A urgência do saneamento" ("Tendências/Debates", 7/1): "O objeto que representa a civilização e o progresso não é o livro, o telefone, a internet ou a bomba atômica, é a privada".
Aproveito a oportunidade para dizer que a educação democrática e com qualidade segue descarga abaixo, embora não haja privadas em metade dos domicílios do país.
FABIANO CAVALCANTI MUNDIM (Brasília, DF)

Enquanto isso...
Para solucionar o problema desse assassino, guerrilheiro ou seja lá o que for Cesare Battisti, celebridades, parlamentares, juristas e fofoqueiros dedicam horas de pesquisas e discussões acaloradas em toda a mídia.
Enquanto isso, em Pindorama, tráfico de drogas e de armas, roubos, assassinatos, mensalões, sanguessugas, corrupções, falta de médicos nos hospitais, professores mal remunerados e ameaçados e todo tipo de problema social correm aos olhos de toda essa gente preocupada com o problema dos outros.
Enquanto se discute o asilo a esse sujeito, grande parte da população do país vive sobre o esgoto a céu aberto. Mas isso é problema nosso, e não se discute.
MARCOS ANTONIO DE LUCENA (São Paulo, SP)

Cidades
Para completar o artigo de Ruy Castro de 7/1 ("Cidades hostis", Opinião), acrescento que, enquanto são fechados cinemas, livrarias, lojas de discos e outros espaços de conveniência, abrem-se espaços para novos consultórios psiquiátricos, e a preços nada equiparados aos das entradas de cinema ou de livros, discos e outros bens de consumo culturais e interativos.
ELIANA TOFFOLI BATISTA (Rancharia, SP)

Sociedade machista
Uma prova de que a nossa sociedade é machista foram os comentários a respeito da mulher do vice-presidente da República, Michel Temer.
A senhora Marcela é jovem e bonita, e daí? Sorte de Temer. Imagine só se a presidente Dilma resolvesse arrumar um companheiro de 27 anos como marido. A crítica cairia de pau em cima dela.
Pois é, em país machista, os direitos não serão iguais nunca. Os homens podem tudo, e as mulheres continuam sendo Sakinehs Ashtianis.
LUCIANA LINS (Campinas, SP)

Comissão da Verdade
Então Dilma quer uma Comissão da Verdade sobre o regime militar? Ótimo! Que comece por seus aliados que um dia foram da Arena.
E que tal uma Comissão da Verdade sobre as ditaduras cubana, chinesa e norte-coreana? Lá também tem pau de arara, censura, supressão de direitos políticos...
MARCELO CIOTI (Atibaia, SP)

Coerência e ética
A republiqueta Brasil, de "res publica" certamente transformou-se em "cosa nostra".
O senhor Lula, uma vez ex-presidente da "soi-disant" República, jamais poderia, por coerência e razões éticas, hospedar-se num "resort" do Exército, instituição satanizada pela esquerda como promotora da Revolução de 64, autora de sua prisão, tortura (inclusive da companheira Dilma Rousseff) e mortes de oponentes políticos.
FRANCISCO FARIA (São Paulo, SP)

Terceira categoria
A foto da Folha que ilustrava reportagem sobre a formação do gabinete ministerial da presidente Dilma Rousseff mostrava apenas dois negros entre os quase 30 ministros.
Já na foto de ontem que mostrava usuários de crack às margens do córrego Água Espraiada, na zona sul de São Paulo, a maioria é de afrodescendentes.
Os negros brasileiros, fora as exceções, continuam nos últimos degraus da escala social da nossa nação. E, se não se unirem para lutar por justas reivindicações, tal como fazem os homossexuais, que estão obtendo conquistas históricas, continuarão por muito tempo sendo tratados como cidadãos de segunda e terceira categoria.
PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)

Evolução?
Excepcional o paralelo que Hélio Schwartsman fez no artigo "Armadilhas evolutivas" (Opinião, ontem) entre valores do mundo moderno -como igualdade, justiça e liberdade- e aspirações inatas do ser humano, como o de proteção a familiares, que se traduzem em nepotismo, favorecimentos pessoais e várias outras mazelas.
Há até quem recorra à Bíblia para se justificar: "Mateus, primeiro os teus".
É realmente uma armadilha evolutiva, muito bem colocada pelo eminente articulista.
FRANCISCO DE ASSIS MOURA ARAÚJO (Teresina, PI)

Médico do SUS
Num tempo em que tanto se fala sobre construir um SUS forte, abrangente e sustentável, admira-me uma reportagem sobre um médico famoso pelas pessoas que atende, não pelo que faz ("O médico e o poder", Poder, 5/1).
Proponho que acompanhem a rotina de um médico que atende no SUS e vejam o que de fato acontece nas entranhas desse sistema.
FABRÍCIO FARIAS CARDOSO DE ALMEIDA , infectologista (São Bernardo do Campo, SP)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: Mauro L.M. de Azeredo e Denise Marinho, Banco Mundial (Brasília, DF); Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe -UFRJ (Rio de Janeiro, RJ); Orestes A.S. Romano, diretor do Centro Diocesano de Formação Social e Política -Diocese de Jundiaí (Jundiaí, SP); José Eduardo Vaz Guimarães, vice-presidente do Grupo Icatu Seguros (São Paulo, SP); Mara Cabral, Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto, SP); Luiz Gonzaga Dantas, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo (São Paulo, SP); SPMJ Comunicação (São Paulo, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Júlio Medaglia: A Bulgária da presidente e eu

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.