São Paulo, quarta-feira, 09 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE DESGASTADA

A cada dia que passa piora o quadro de irregularidades no Ministério da Saúde. Foi arrombado o arquivo geral, que reúne os mais importantes documentos sobre as licitações da pasta. A Polícia Federal já havia apontado Luiz Cláudio Gomes da Silva, responsável pelas compras do ministério, e Reginaldo Muniz, que dirigia a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), como participantes de um esquema de manipulação de licitações em favor de empresários e laboratórios, revelado pela chamada Operação Vampiro. Ambos foram designados pelo ministro Humberto Costa e gozavam de sua confiança.
Embora seu desgaste seja crescente, não há indícios de envolvimento do ministro em irregularidades. Além de abrir sindicância para averiguar os contratos, ele exonerou 25 suspeitos. Pesa a seu favor, também, a constatação de que a quadrilha agia pelo menos desde os anos 90.
Essas medidas, contudo, são insuficientes para apagar a péssima impressão deixada pelo fato de que foi o próprio ministro que nomeou para cargos estratégicos pessoas agora acusadas de envolvimento no escândalo. Gomes da Silva, o principal acusado, gerenciava contratos na secretaria de Saúde de Recife quando Costa exercia o cargo de secretário.
O episódio lembra o escândalo Waldomiro Diniz. Como no caso do assessor da Casa Civil, colaboradores ligados a um ministro estão sob suspeita. Também são semelhantes as alegações de "surpresa e decepção" da parte do titular da Saúde. Declarações como essas, em vez de melhorar a imagem do ministro, colocam em dúvida sua competência, ao menos para escolher assessores.
Repetidos casos de corrupção envolvendo pessoas de confiança de ministros da República arranham a imagem de qualquer governo. No caso da administração petista, esse efeito é ainda mais notável devido ao fato de, na oposição, o partido ter pretendido exercer o monopólio da moralidade pública. Paga hoje pelas "bravatas" do passado.


Texto Anterior: Editoriais: SINALIZAÇÃO DO BC
Próximo Texto: Editoriais: JOVENS ASSASSINADOS

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.