São Paulo, segunda-feira, 09 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Ética
"Como sempre, Janio de Freitas, na sua forma sóbria e elegante, chama a atenção para algo gravíssimo e imoral na forma de o governo tomar decisões que beneficiam o compadrio e os familiares (Brasil, pág. A11, ontem).
Na questão Brasil Telecom x Oi/ Telemar, mais uma vez fica escancarada a falta de ética do presidente da República.
O Brasil não precisa de uma grande empresa para entrar na telefonia de outros países do mundo. O Brasil precisa de várias empresas de telefonia atuando nos mesmos Estados, no Brasil, para que haja uma competição benéfica para o consumidor. Mas o consumidor/ cidadão é o que menos importa."
ANA MARON VICHI (Campinas, SP)
 

"O PT, que sempre se colocou como alternativa e diferente de tudo o que existia em termos políticos e de administrações públicas no país, nos mostra, após seis anos de governo, que além de praticar a mesmice política de seus antecessores ainda nos brinda a todo o momento com supostas e absurdas tramas de corrupção, lavagem de dinheiro e transações ilegais, como agora no caso Varig."
FILIPE LUIZ RIBEIRO SOUSA (São Carlos, SP)

Amazônia
"É oportuno que o tema amazônico esteja na agenda da sociedade brasileira. E é importante o poder que a mídia possui para desmistificar as idéias ultrapassadas e para que se comece a pensar a região a partir de seu povo, que não é árvore, em sua grande maioria não é índio e tem desejos e aspirações não muito diferentes dos de vocês aí embaixo."
FABIANO ROSSONI PYDD (Boa Vista, RR)

 

"O desenvolvimento da Amazônia deve ser pautado em bases científicas e tecnológicas, em consonância com as realidades regionais e respeitando o ambiente e os limites fronteiriços legitimamente traçados. É fundamental esclarecer as populações locais sobre a importância da região para o crescimento econômico e o desenvolvimento social das nações que nela se inserem. Estudos, pesquisas, debates e seminários devem ser estimulados para que se tenha um maior conhecimento sobre os problemas pelos quais passam os habitantes da hiléia a fim de propagar um movimento nacionalista nos países da bacia amazônica, cuja conscientização tornar-se-á instrumento propulsor de sua preservação e defesa."
ALARICO JÁCOMO (Brasília, DF)
 

"Lendo a crítica de Inácio Araújo sobre o filme "Homem sem Rumo" (Ilustrada de ontem), faroeste de 1955, tem-se a impressão de que a história poderia perfeitamente se passar na Amazônia de hoje: a chegada do capitalista predatório, a tomada de terras públicas em busca do lucro imediato, sem nenhuma preocupação com o futuro, a violência, a terra sem lei, ou com a lei dos mais fortes (ou dos ricos). Aliás, esse não é o único filme sobre o Velho Oeste que nos faz lembrar de nosso país atual."
DORIVALDO SALLES DE OLIVEIRA (São Paulo, SP)
 

"Dez mil km2 como patamar máximo de desmatamento anual é muito. A meta deve ser zero. Qualquer número maior que zero significa que o governo pretende acabar com a floresta e criar o maior deserto do mundo. Com meta maior que zero, é só uma questão de tempo: em quantas gerações acabaremos com a floresta?"
LUIZ CARLOS BARATA (São Paulo, SP)

Metrô e IPT
"Foi com imensa alegria no coração que tomei conhecimento, pelos jornais, dos resultados gerais do laudo do IPT sobre o acidente da Linha 4 do metrô paulistano junto à futura Estação Pinheiros.
Em que pese toda uma conjuntura institucional e política extremamente complexa e sensível, prevaleceram a competência e o compromisso dos técnicos do IPT com a verdade e com os interesses maiores da sociedade brasileira. Todos os gestores e técnicos do IPT que direta e indiretamente se envolveram com a questão merecem os nossos cumprimentos.
Honraram a história do instituto e as melhores tradições da engenharia nacional. O fato mostra como são indispensáveis à sociedade instituições sérias e isentas como o IPT."
ÁLVARO RODRIGUES DOS SANTOS , geólogo, ex-diretor de Planejamento e ex-diretor da Divisão de Geologia do IPT (São Paulo, SP)

Imigração e passaporte
"Ruy Castro, em sua coluna de ontem, nos contou de um casal de amigos que vive a expectativa da concessão da cidadania italiana.
Eu também, há quase dez anos, busco levantar documentos de antepassados meus "oriundi" da região do Friuli.
Consultei cerca de 180 "comuni" e menos da metade se dignou a me responder. Consultei mais de 200 igrejas e, por incrível que pareça, elas foram piores que os municípios -só 1/3 respondeu, negativamente, é óbvio.
A verdade é que, quando parte da população italiana morria de fome, havia interesse do governo em exportar seus nacionais. Agora, com o país rico, além de emperrar ao máximo os pedidos de naturalização, busca meios de alterar a Constituição para eliminar a legislação que concede cidadania aos descendentes dos esfomeados que foram jogados para cá."
LAÉRCIO ZANINI (Garça, SP)

Etanol e água
"Não é correta a informação trazida pelo senhor Marc Marteen (4/6) de que são consumidos 100 metros cúbicos de água na produção de cada metro cúbico de etanol. Segundo o Centro de Tecnologia Canavieira, de Piracicaba (SP), o consumo médio é de aproximadamente 20 metros cúbicos de água.
É oportuno registrar que a redução no consumo de água vem sendo implementada há vários anos pelas empresas do setor sucroalcooleiro, resultando em níveis que já atingem 12 metros cúbicos de água por metro cúbico de etanol.
Também é importante saber o que ocorre em outros setores. Na produção de trigo, por exemplo, o consumo de água chega a 1.000 metros cúbicos por tonelada do produto. E a produção de um carro consome 400 metros cúbicos de água."
ALFRED SZWARC (São Paulo, SP)

Filosofia
"É uma pena que pessoas ainda confundam liberdade de pensamento e análise crítica com posicionamentos ideológicos. O medo de pensamentos dissonantes é tão grande que nublam o bom senso. As disciplinas de filosofia e sociologia não estão atreladas a nenhuma ideologia, a não ser a do livre pensamento.
Conheço filósofos tanto ditos de "direita" como de "esquerda", apesar do arcaísmo da definição. Urge a adoção dessas disciplinas na escola básica, ou teremos matemáticos e gramáticos desprovidos da mínima noção de ética e respeito às diversidades.
Quanto ao medo da disseminação ideológica, que os pais estimulem, juntamente com seus filhos, a análise crítica."
EDMIR FIGUEIREDO (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Lena Lavinas: Cortina de fumaça

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.