São Paulo, terça-feira, 09 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

PLÍNIO FRAGA

Lodo não é petróleo

RIO DE JANEIRO - A Petrobras é a maior empresa brasileira, construiu uma imagem de reconhecida competência e inovação na extração de petróleo em águas profundas e na espetacular descoberta de reservas que podem atingir 8 bilhões de barris no pré-sal, a milhares de quilômetros de profundidade.
Na sua megaestrutura, sempre teve nichos técnicos competentes e nichos políticos aproveitadores. Por muitos anos, ainda no governo FHC, foi dominada por estruturas viciadas pertencentes ao então PFL, hoje DEM. Com esses próceres, a Petrobras não fez a opção pelo Estado mínimo, mas pelo Estado dízimo, recheando caixas ao bel-prazer da manietação política.
Não foi diferente com os petistas, que mantiveram a convivência de quadros técnicos com operadores eleitorais interessados em transformar sua gestão em domínio de feudos para que deles brotem votos.
Acuado com a CPI, a Petrobras diz que o TCU é um órgão com interesses políticos, no que tem razão. Mas essa acusação genérica não responde às centenas de restrições técnicas que auditores têm feito aos contratos da Petrobras.
A um questionamento, a Petrobras responde com um espernear, para o qual desembolsa dinheiro público, como no episódio de contratação de uma empresa de assessoria só para rebater acusações veiculadas na imprensa.
Em estratégia intimidatória, a Petrobras decidiu publicar em um blog as respostas aos questionamentos que os jornalistas fazem à empresa, antes mesmo de as reportagens serem veiculadas.
Jornalistas fazem perguntas em busca do esclarecimento. E, a partir das respostas que obtêm, redirecionam suas apurações, modificam seus enfoques, atrás do interesse público. A traquinagem do blog da Petrobras mostra a opção da empresa pelo lodo, como se este fosse também petróleo.


Texto Anterior: Brasília - Igor Gielow: A transparência dos brucutus
Próximo Texto: Marcos Nobre: É culpa da democracia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.