São Paulo, domingo, 10 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estadista, incapaz ou imoral?

CLÓVIS ROSSI

São Paulo - Houve um tempo em que este espaço da Folha era assinado por um certo FHC, o próprio Fernando Henrique Cardoso. O que prova que o jornal piorou muito na qualidade de um de seus colunistas.
Para saber se o país, por sua vez, ganhou com a troca do colunista FHC pelo presidente FHC, reproduzo a seguir, quase na íntegra, o final do livro "Mãos à Obra", a proposta de governo de Fernando Henrique para a eleição de 94 e que, portanto, deveria ter se transformado em realidade até o fim de 1998. O leitor que julgue.
"O Brasil, do ponto de vista econômico, dispõe de condições favoráveis para, controlada a inflação, orientar-se por metas ambiciosas de crescimento, dando um salto qualitativo no seu padrão estrutural."
"Para isso terá de aumentar o coeficiente de massa cinzenta em nosso modelo econômico: população mais educada, maiores investimentos em ciência e tecnologia, senso de prioridades."
"(...) Metas audaciosas na agricultura, programas intensivos de treinamento de mão-de-obra, expansão dos setores de serviços, especialmente no turismo etc. E muito investimento (privado, local e internacional, junto do que seja possível no setor público) em energia, portos e transportes."
"Sob liderança política clara, enfrentar os novos tempos implementando com urgência as reformas de estrutura capazes de dar à população mais empregos, melhor educação, saúde, habitação e alimentação."
"Como aliás todos os candidatos desejam. Só que não dispõem das condições políticas para aglutinar as forças capazes de não só querer, mas de realizar competentemente as reformas (...) para combater na prática (...) a pobreza e a miséria que tornam o Brasil um país deitado eternamente no atraso e no subdesenvolvimento."
"Hoje existem condições objetivas para reverter esse quadro. Não fazê-lo ou é incapacidade ou, o que é pior, imoralidade pela conivência com a exploração do povo e a injustiça social."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.