UOL




São Paulo, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VINICIUS TORRES FREIRE

Tédio radical

SÃO PAULO - Que conversinha é essa de "radicais do PT"? Como é chato o Brasil. Os "radicais" querem demitir uma diretora do BC e "pedem" juro mais baixo. Que medo.
O radical Babá comemora nos jornais que essa polêmica mefítica pôs alguém tão insignificante como ele na ribalta. A radical Heloísa Helena, apesar das minhocas econômicas na cabeça, ao menos tem vergonha na cara, pois entre outras coisas recusou aliança com o cangaço usineiro da sua terra, como queria Lula.
Pelo menos Helena é diferente de Aloísio Mercadante e José Genoíno, que tanta besteira disseram sobre FMI e "especuladores ocupando o BC", na nomeação de Armínio Fraga, e agora dão o vexame previsível, merecendo os dois e mais tanta gente no PT o Prêmio Torta na Cara de Pau de hipocrisia política.
Por que os radicais não sugerem pintar as favelas do Rio de branco com bolinhas vermelhas, ou só de branco, como em Santorini e Mikonos, nas ilhas gregas? Ficaria bonitinho. Por que em vez de pedir juro baixo não transformam os bancos em empresas públicas? É mais razoável que dar dinheiro para empresa falida, cortesia do dinossauro Carlos Lessa, do BNDES petista.
Por que não propõem que milhões de esquálidos guaribenhos, os esmoleres de José Graziano, invadam os Jardins ou Ipanema pedindo marmita? É mais razoável que criar uma polícia cubana de quarteirão para ver se eles gastam a gorjeta direitinho, idéia do Graziano.
Mas os grupos "radicais" do PT pouco radicados estão na miséria, cabem em uma dúzia de vans e não seriam tão divertidos. Quase todo o PT, aliás, é um partido de sindicalistas, muitos envolvidos em brigas radicais por boquinhas de cargos.
Radical é, ou era, o MST, de gente miserável mesmo, mas um partido dirigido por gente retrógrada e autoritária, católicos e comunistas.
Essa quizila "radical" é chata, intelectualmente pífia e na prática irrelevante. Vai dar no quê? Na migração de três sujeitos para o PSTU? Pfui.



Texto Anterior: Editoriais: ELEFANTE SIDERAL

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Aleluia no PFL
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.