São Paulo, terça-feira, 10 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Estupro e aborto
"Manifestamos total apoio aos médicos do Cisam, em Recife, representados pelo doutor Rivaldo Albuquerque, no atendimento humano, ético e correto dado à criança grávida de gêmeos depois de violentada pelo padrasto. A situação remete-nos à várias reflexões: no Brasil, grande parte dessas violências ocorre em situações de incesto e seus agentes são homens conhecidos da família. Por outro lado, é espantosa a manifestação do arcebispo de Olinda e Recife: ela é perversa e má. Contrapõe-se à lei vigente, desrespeita o risco de vida da criança envolvida e só reflete certa benevolência quando poupa o estuprador. É difícil entender a lógica desse "pastor" de almas."
THOMAZ RAFAEL GOLLOP , Grupo de Estudos sobre Aborto da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (São Paulo, SP)

"Acredito que a ideia "Deus", em sua essência, seja uma coisa boa. Ajuda a suportar a dureza da realidade. Pensar que existe algo melhor que isso aqui conforta em situações de sofrimento. Além de ser cômodo atribuir ao sagrado certas atitudes do homem. O problema começa quando o homem toma o lugar de Deus e cria códigos canônicos que não condizem com a realidade social. As recentes e corriqueiras embrulhadas em que a Igreja Católica vem se metendo deixam claro o desprezo com que ela observa a evolução dos tempos. Pensamentos arcaicos não se aplicam a contemporaneidade. O alto clero precisa repensar não só Deus mas também o conceito de caridade. Usar um pouco de sua bilionária fortuna em prol da humanidade já seria um bom começo."
WAGNER RIBEIRO (São Paulo, SP)

"O arcebispo de Olinda e Recife tem de excomungar os políticos que destroem há muito tempo a nossa sociedade, tem de excomungar aqueles que se apoderam do dinheiro público e provocam a miséria e a ignorância, os principais fatores que causaram o desequilíbrio desse padrasto que estuprou sua enteada de 9 anos. À equipe médica que salvou a criança da morte e lhe proporcionou uma nova chance de escapar da miséria e do sofrimento deve ser dada uma medalha."
VICTOR GERMANO PEREIRA (São Paulo, SP)

Brasil
"Aos 30 anos, nunca tinha lido um artigo que traduz o que penso sobre o que está acontecendo (infelizmente) na política brasileira. Estou me referindo à coluna "Os Donos da Salada" (Opinião, ontem), de Fernando de Barros e Silva."
MARCELO CIOTI (Atibaia, SP)

Delegados
"O inquérito 89/09, mencionado pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo em carta publicada neste "Painel do Leitor" em 4/3 ("Delegados"), para apurar as supostas ações de policiais, foi instaurado no dia 2 de março. É, portanto, posterior à publicação das denúncias feitas pela Folha na edição do dia 28 de fevereiro. Preocuparam-se, o secretário da Segurança Pública e o delegado-geral, até então, em instaurar procedimentos disciplinares contra policiais que participaram do movimento grevista lutando por melhores salários."
SÉRGIO MARCOS ROQUE , presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

HC
"A reportagem "Em "provão", paciente do SUS "reprova" HC de SP" (Saúde, 7/3) apresenta falhas de informação e contradições. O primeiro parágrafo diz, erroneamente, que "o Hospital das Clínicas da USP não aparece entre os dez melhores" da avaliação de pacientes SUS. Entretanto, três parágrafos abaixo, informa que o Instituto do Coração do HC "figura entre os dez mais bem avaliados. O próprio quadro divulgado ao lado do texto, com o ranking dos dez primeiros, destaca, na sétima posição, o "InCor do HC São Paulo". Já o título principal indica suposta "reprovação" ao HC, porém tal fato não se comprova, ao contrário. Na reportagem, o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas, ressalta a boa posição do InCor na pesquisa. O InCor é um dos sete institutos do HC. O Complexo é reconhecido centro de excelência médica. Produz, anualmente, 1,3 milhão de atendimentos ambulatoriais, 370 mil emergenciais e 40 mil cirurgias."
ROGÉRIO VAQUERO , assessor de imprensa do Hospital das Clínicas-FMUSP (São Paulo, SP)

Resposta da jornalista Cláudia Collucci - O InCor é um dos sete institutos do HC, mas não representa todo o complexo HC, na avaliação de especialistas do próprio hospital. O Instituto Central do HC, responsável por 50% dos atendimentos do complexo, não está entre os dez melhores na opinião dos usuários.

Dantas
"No que tange à reportagem "Dantas troca os advogados e a estratégia de defesa" (Brasil, 7/3), esclareço que não é verdadeira a afirmação de que a impetração do habeas corpus por mim subscrito, perante o Superior Tribunal de Justiça, ocorreu "sem avisar o colega carioca". Pelo contrário, em mais de uma ocasião, a adoção da medida foi objeto de debate em reuniões entre advogados e clientes, sendo que em 11 de dezembro de 2008 o doutor Nélio Machado recusou-se a assinar conjuntamente a peça por entendê-la excessivamente técnica. Por outro lado, o respeito ao interesse de meus clientes e o dever de sigilo profissional imanente à contratação do escritório de que sou sócio me impedem de rebater adequadamente a adjetivação atribuída a meu trabalho, obtida pelas informações levantadas pelos repórteres autores da reportagem."
ANDREI ZENKNER SCHMIDT , advogado (São Paulo, SP)

Alcântara
"Sobre a carta "Alcântara" ("Painel do Leitor", 7/3), informo que na audiência de 6 de março, na Justiça Federal do Maranhão, ficou claro que os quilombolas de Alcântara sempre estiveram abertos ao diálogo e que sua suposta intransigência foi artefato político construído para confundir a opinião pública. A reunião a que se refere a ACS foi comunicada pelo presidente do STTR de Alcântara a um senhor André, no dia 13/2, dentro de sua roça, onde foi procurado pelo funcionário da empresa. Embora mais sutilmente, e utilizando-se de táticas distintas daquelas que eliminam fisicamente os indivíduos, esvaziar territórios de grupos étnicos conduz ao mesmo resultado das situações clássicas de limpeza étnica. A implantação do sítio de lançamento da ACS não se separa da intenção do governo brasileiro de implantar três sítios no coração do território quilombola."
MARISTELA DE PAULA ANDRADE , antropóloga, professora da UFMA (São Luís, MA)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Padre Jaime e Padre Ticão: Metas para São Paulo

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.