São Paulo, domingo, 10 de maio de 2009

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TENDÊNCIAS/DEBATES

O mundo mudou

HERNÁN RINCÓN


Após a situação atual, o ambiente econômico não será mais o mesmo. Não só a concorrência será diferente como também os clientes

O MUNDO mudou. Nos setores empresarial e econômico, essa é a pura realidade.
Essa foi a conclusão à que cheguei após ler um post interessante do consultor de marketing e negócios Steve Yastrow no blog de outro renomado economista, Tom Peters, em que os autores discutem se a América Latina e o restante do mundo realmente enfrentam uma recessão econômica.
A ideia principal é que não estamos enfrentando uma recessão. Trata-se mais de um período de recalibração.
Hoje, tudo está diferente. Estamos enfrentando uma nova economia, um novo status quo. E é exatamente aí que surge a grande pergunta: como está sua empresa neste período de recalibração? Preparada?
O primeiro desafio é assumir a nova situação. Não se trata apenas de apertar o cinto e reduzir custos na esperança de o mercado se recuperar.
Quando a situação atual terminar, o ambiente econômico não será mais o mesmo. Não só a concorrência será diferente, mas também os clientes. E os que não tiverem recalibrado seus negócios enfrentarão problemas.
Durante períodos de recalibração, as mudanças são mais profundas do que aparentam ser e é preciso saber avaliá-las cuidadosamente.
Veja, por exemplo, como a internet mudou nossa vida. Desde os sistemas de meados da década de 90 até o acesso de banda larga sem fio, que vem sendo amplamente utilizado no mundo todo -sobretudo em países em desenvolvimento, entre os quais partes da América Latina, onde a infraestrutura tradicional de telecomunicações está atrasada e até mesmo longe de atender à demanda de serviços básicos e conectividade de comunicações.
A internet mudou a nossa vida -ter acesso à rede significa estar conectado com os outros e oferecer informações agregadas. Ser bem-sucedido neste mundo sem tal acesso está se tornando a cada dia mais difícil.
Vimos um exemplo claro quando o Instituto do Fundo Nacional da Habitação para Trabalhadores (Infonavit), órgão público mexicano que concede hipotecas e que tem escritórios em todo o país, implantou uma nova ferramenta de colaboração entre funcionários baseada em uma rede de comunicações unificada para serviços de mensagens instantâneas, presença e tecnologia de voz sobre IP -VoIP (Voice over Internet Protocol, também chamada de Voice over IP), além de conferências de vídeo e áudio.
A mudança não apenas simplificou a comunicação mas também garantiu aos funcionários do Infonavit uma nova ferramenta de colaboração, que representou cerca de 30 minutos adicionais de produtividade por dia.
O segundo desafio é entender como os clientes mudaram nesta economia globalizada e interconectada. Pense nas conversas e diálogos com seus clientes e grupos de interesse e na linguagem 2.0, que foi totalmente modificada para se adaptar ao novo ambiente digital.
Um sintoma dessa nova economia é, por exemplo, o fato de apenas 3 em cada 4 empresas nos Estados Unidos terem um site corporativo, das quais somente 11% oferecem a possibilidade de venda por meio de seu site, 28% aceitam pedidos on-line e apenas 21% utilizam outros sites ou páginas da web para comercializar seus produtos on-line.
Considerando esses cenários, pense na sua empresa. Ela foi recalibrada? Ou está a caminho? A resposta está na inovação. Por que inovar? Porque a inovação permite que as organizações encontrem novas respostas para problemas complexos, como de que forma operar com altos níveis de eficiência e eficácia ou até mesmo como criar novos modelos de negócios que se adaptam à nova realidade.
Pense em como a tecnologia da informação (TI) pode ajudá-lo no processo de inovação. Hoje, a TI constitui a "espinha dorsal" de nosso dia a dia: a forma como trabalhamos, aprendemos e nos comunicamos. Desde a maneira como utilizamos a tecnologia para aprimorar o desempenho de nossos funcionários e a colaboração entre a força de trabalho e a comunidade até a forma como analisamos as necessidades de nossos clientes e atendemos a elas e como isso nos ajuda a reduzir custos. As empresas que utilizam ferramentas de comunicações unificadas, por exemplo, conseguem economizar até 30% em despesas com telecomunicações.
É hora de recalibrar. As empresas que entendem isso e sabem reconhecer essa oportunidade não só sobreviverão no momento atual como também ocuparão uma posição de destaque no novo ambiente econômico.
E a sua empresa? Como ela tem sido recalibrada? Não se esqueça de que o mundo continua e continuará a mudar por muito tempo.


HERNÁN RINCÓN , 56, é presidente da Microsoft América Latina. Graduado em matemática e ciência da computação, tem mestrado pela John F. Kennedy School of Government de Harvard (EUA) e pela Universidade dos Andes (Chile), onde estudou engenharia industrial.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo. debates@uol.com.br


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