São Paulo, Segunda-feira, 10 de Maio de 1999
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ALUGUEL DE MEIO-FIO

Mais de uma vez esta Folha salientou que é duplo o prejuízo, para a coletividade, dos esquemas de corrupção tais como os que a CPI da máfia da propina investiga. Perde o erário, com o desvio de dinheiro público, e perde a cidade, com os serviços que deixam de ser prestados. O desregramento no setor de estacionamentos -uma demanda criada sobretudo pela insegurança das ruas, responsabilidade do governo estadual- constitui mais um reflexo do abandono a que uma administração loteada relegou o meio urbano.
Se escapa dos famigerados "flanelinhas", que alugam impunemente o espaço público, o motorista cai nas mãos de estacionamentos, não raro de preços extorsivos e legalidade duvidosa. A própria Secretaria de Administrações Regionais estima que 80% desses estabelecimentos carecem de alvará. Tamanha omissão da fiscalização decerto tem algo a ver com a metástase das propinas.
Há mais, no entanto. Alguns bairros de São Paulo foram tomados por uma legião de flanelinhas de luxo batizados de "valet parking". O cliente chega ao bar ou restaurante, paga algo entre R$ 5 e R$ 10 e seu veículo termina estacionado algumas dezenas de metros adiante -na rua.
Obviamente, é livre a escolha de pagar pela suposta segurança. Mas essa comodidade é também irregular, como ressaltou nesta Folha o diretor da Secretaria de Direto Econômico (SDE) do Ministério da Justiça, Paulo Cremonesi. Ele denuncia a existência de cartéis de valetes, os quais como que se apropriam de regiões inteiras do espaço público, até porque elas são insuficientemente policiadas.
Antes de levar o caso à CPI dos fiscais, a SDE oficiou à prefeitura sobre a falta de fiscalização. A Companhia de Engenharia de Tráfego foi designada como responsável pelo problema, mas respondeu em seguida que nada podia fazer para resolvê-lo.
Mais uma vez, a comunidade é abandonada a oportunistas que a administração municipal, por omissão ou interesse, só faz incentivar.


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