São Paulo, sábado, 10 de julho de 2004

Próximo Texto | Índice

EXPANSÃO INDUSTRIAL

Em maio , os índices da produção industrial mostraram crescimento nos diversos tipos de comparação, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE. Em relação a abril, a expansão foi de 2,2%. No cotejo com maio de 2003, houve crescimento de 7,8%, mantendo uma seqüência de nove meses de taxas positivas. Entre janeiro e maio, a produção acumulou aumento de 6,5%, sendo que 57 dos 76 subsetores pesquisados apresentaram números favoráveis.
A retomada da produção industrial continua sendo liderada pelos segmentos exportadores e ligados ao agronegócio. No entanto foi identificada uma reação da produção voltada para o mercado interno, como alimentos, calçados e roupas. Essa retomada parece refletir a lenta recuperação do crédito, da renda e do emprego, que injetaram mais recursos na economia e permitiram a melhoria do consumo doméstico.
O dinamismo dos segmentos associados ao mercado interno é fundamental para a sustentação do crescimento econômico do país, pois cerca de 60% do PIB (Produto Interno Bruto) correspondem aos gastos das famílias. A indústria exporta em torno de 15% de sua produção.
Esse desempenho positivo foi identificado também nos dados sobre a utilização da capacidade produtiva instalada na indústria de transformação divulgados pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O índice atingiu 82,5% em maio, subindo pelo quinto mês consecutivo.
O aumento na utilização da capacidade produtiva comprova a recuperação em curso, mas sinaliza também a necessidade de investir para que o processo expansivo não seja interrompido por crises de oferta, como ocorreu com o "apagão" de 2001. Aumentar investimentos é fundamental para evitar que desequilíbrios entre demanda e oferta possam desencadear pressões inflacionárias, restringindo o raio de manobra para novos cortes nos juros. A retomada da trajetória de redução da taxa Selic continua sendo necessária não apenas do ponto de vista da redução do endividamento público mas para propiciar um ambiente favorável à expansão da estrutura produtiva.


Próximo Texto: Editorial: DISPUTA DANOSA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.