São Paulo, terça-feira, 10 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Renan
Para minha perplexidade, leio na Folha que a Mesa Diretora do Senado vai pedir novos documentos para definir se têm fundamento os argumentos do senador Renan Calheiros de que possuía renda compatível para fazer face ao pagamento da pensão da "gestante". Esses senadores estão querendo, mais uma vez, zombar de nossa inteligência. Não consigo entender esse desvio de foco. Parece haver provas em abundância de que o senador se valeu de recursos de uma empreiteira. Assim, ficamos no pressuposto de que, se o Renan provar que possuía recursos, o que é bastante factível, então estará inocentado? Esse raciocínio é, propositadamente, por demais pueril."
LUIZ HERCULANO DA SILVA (Marília, SP)

A esquerda e o pântano
O texto de Fernando Gabeira "Imagens do pântano" (Opinião, 7/7) nos leva a várias reflexões. A que chamou mais atenção foi a da conotação de duplo padrão da esquerda brasileira acerca da situação vivida por Renan Calheiros. Gabeira foi light ao citar somente CUT, UNE e MST, ausentes à guerra. Faltou incluir PT, PC-do-B e PSB como exemplos. Creio que deveria incluir também OAB e CNBB. Se estivéssemos em governos tipo FHC e o "enlameado" presidente do Congresso fosse do PSDB ou do DEM, certamente as baterias já estariam na rua. As esquerdas adotam o duplo padrão porque sofrem de dupla personalidade. É mais um caso de análise psiquiátrica."
JURCY QUERIDO MOREIRA (Guaratinguetá, SP)

Foro privilegiado
"Por que os políticos insistem em fazer leis do tipo foro privilegiado e outras proteções aos congressistas? Eles já estão se protegendo porque têm a intenção de praticar crimes sem serem punidos. A lei deve ser igual para todos, cadeia é para quem comete crime. Caso contrário, não vejo diferença do Brasil com a Índia e seu sistema de castas."
FRANCISCO DA COSTA OLIVEIRA (São Paulo, SP)

Jovens presos
"Ficamos envergonhados ao saber que 4,5 milhões de jovens que não têm o ensino fundamental estão fora da escola e desempregados ("Por hora, 7 jovens entram nas prisões no país", Cotidiano, C1, ontem). Esse número significa que cerca de 10% da população jovem está no "estado de risco"."
OSMAR LOUREIRO (Cravinhos, SP)

 

"Pelo menos sete jovens entram no sistema prisional brasileiro a cada hora. É assustador. Está claro que estamos perdendo de goleada a guerra contra a miséria, o desemprego, o subdesenvolvimento, a falta de educação, de direitos humanos e de perspectivas de futuro digno para os nossos jovens. Como conseqüência natural e óbvia, teremos um Brasil cada vez mais violento e perigoso, além de índices de criminalidade alarmantes. Décadas de irresponsabilidade de nossos governantes nos levaram à essa situação insustentável e caótica."
RENATO KHAIR (São Paulo, SP)

Violência
"O artigo de Jânio de Freitas ("A violência pela violência", Brasil, 8/7) é esclarecedor sobre um fato: a banalidade da violência, que, no Brasil, já não nos espanta mais. A não ser, como identifica o autor, quando praticada por pessoas com instrução ou condições privilegiadas (aqui excluímos atos ilícitos de nossos digníssimos políticos). É certo que não podemos mais pensar "na violência urbana e na segurança pública com as idéias convencionais" então utilizadas, como diz o artigo. Os tempos são outros. Todavia, parece-me que não é só no Brasil que esse fato se agrava. O que difere o Brasil de outros países não é tanto o ato em si da violência, mas como o Estado lida com ela."
OLDAIR GLATSON DOS SANTOS (Belo Horizonte, MG)

Pan do Rio
"Inoportuno e infeliz o texto "Pan cruza todas as caras do Rio" (Esporte, 8/7). Cada um dos bairros que abrigam locais de competição foi criticado de forma quase adolescente. A reportagem desfila uma série de preconceitos e recalques. O repórter termina se perguntando: "O Rio continua lindo? Depende do grau de otimismo". Se depender dos olhos desencantados do autor, o Rio e todas as outras grandes cidades brasileiras estão horrivelmente desqualificadas para receber qualquer evento internacional. Com esse otimismo, bom mesmo só o Pan de 2011 no paraíso."
LEONARDO MARTINS DE LIMA (Rio de Janeiro, RJ)

 

"Mais uma vez a Folha aponta o favorecimento do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro a familiares ("Pan terá dois Nuzman em ação", Esporte, D3, 8/7). Afirmar não ser necessário realizar concorrência para a contratação é pueril, pois o dinheiro não lhe pertence. A aplicação desses recursos deve ser clara e transparente."
ANTONIO DE ALCANTARA MACHADO RUDGE (São Paulo, SP)

DEM x Lula
Os pefelistas, autodenominados "democratas", continuam sua incessante luta para descaracterizar os altos índices de aprovação ao presidente Lula. Diariamente, lemos suas declarações sobre a questão, cada vez mais inconformados com a popularidade do presidente. A última foi do vigoroso ACM Neto em "Tiroteio" ("Painel", A4, 9/7)."
BENJAMIN EURICO MALUCELLI (São Paulo, SP)

Pele de animais
"Em tempos em que os recursos naturais estão se acabando por conta de capricho e ganância humana, gostaria de saber a real idéia de propor usar casacos de pele ("Mônica Bergamo", 8/7). Grandes atos conta a degradação são feitos, mas não valem nada quando outros fazem tudo para acabar com essa idéia."
LÚCIA HELENA PEREIRA (Rio de Janeiro, RJ)

 

"Os estilistas poderiam lançar algo mais exótico. Que tal casaco de "pele de imbecil"."
KATIA GANDOLPHO CUNSOLO (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Arnaldo Niskier: Aberração, segundo Vargas Llosa

Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.