UOL




São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 2003

Próximo Texto | Índice

RETOMADA E DESEMPREGO

Em novembro, as contratações realizadas pela indústria do Estado de São Paulo superaram as demissões pelo terceiro mês consecutivo. Segundo levantamento da Fiesp, a indústria abriu nesse período, em termos líquidos, pouco mais de 4.400 vagas. Isso representou uma elevação relativamente modesta no nível de emprego, de 0,29%.
Mais importante do que a intensidade da alta do emprego, no entanto, foi o fato de ela ter ocorrido num mês que, em geral, não é muito propício às contratações. Tanto que o desempenho do emprego industrial paulista foi o melhor para um mês de novembro desde 1994.
O resultado reforça a impressão de que o pequeno recuo da produção industrial brasileira de setembro para outubro, apurado pelo IBGE, deve ter sido mesmo apenas um "tropeço" circunstancial, não caracterizando uma interrupção do processo recém-iniciado de retomada do mercado interno e, por decorrência, da atividade produtiva considerada em conjunto.
Também aponta nessa direção a composição setorial da expansão do emprego detectada pela Fiesp. Os segmentos da indústria que têm feito contratações nos últimos meses não se limitam aos que direcionam grande parte de sua produção às exportações: também alguns ramos mais dedicados ao mercado interno exibem sinais de reação.
Os dados positivos da Fiesp não deveriam, porém, alimentar ilusões a respeito da perspectiva de uma recuperação rápida do mercado de trabalho. A queda muito forte do poder de compra dos trabalhadores tem levado a um aumento expressivo da procura de emprego por idosos e crianças -pessoas que em condições menos difíceis tenderiam a continuar sem trabalhar, mas se vêem impelidas a buscar complementação para a declinante renda familiar.
Esse quadro poderá melhorar, mas dificilmente será alterado de forma significativa com um crescimento apenas razoável da economia como o esperado para o ano que vem. Mudanças mais consistentes virão apenas com uma expansão sustentada, o que requer condições propícias para novos investimentos.


Próximo Texto: Editoriais: EXPANSÃO PETISTA
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.