São Paulo, quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Castelo de Areia
"Em relação à reportagem "PF vê indício de pagamento para secretário de Kassab" (Brasil, ontem), expresso meu profundo sentimento de revolta com a forma com que meu nome foi exposto sem que haja qualquer fundamentação. O próprio texto deixa claro que a suposta irregularidade atribuída a mim nem sequer existiu, já que a "liberação de um terreno" não aconteceu.
É preocupante que o jornal, no afã de dar "furos" na concorrência, ultrapasse o limite da responsabilidade e faça reportagem e chamada de Primeira Página com base em indícios, sem comprovação.
A informação de que não houve o fato que gerou a suspeita virou apenas parte do "Outro Lado" e foi publicada como se o jornal tivesse cumprido sua missão, que, na verdade, deveria ser a apuração rigorosa antes de fazer acusações difamatórias contra pessoas de bem.
É muito ruim para o país o fato de o seu maior jornal recorrer a esse tipo de artifício para obter visibilidade. O "Outro Lado" deveria servir de reflexão ao bom jornalismo, e não apenas de "cumprimento de obrigação"."
ELTON SANTA FÉ ZACARIAS , secretário municipal de Habitação (São Paulo, SP)

Resposta do jornalista Flávio Ferreira - A Folha se baseou em informações que constam de documentos oficiais do caso.
Sobre a questão do terreno ("fato que gerou a suspeita"), o texto principal relatou que o pedido foi protocolado pela empreiteira e ainda está sob análise do órgão responsável.

A prioridade
"Apesar dos esforços feitos na última década no sentido da melhoria da qualidade da educação, o artigo "Educação: prioridade ou retórica?", de Mozart Neves Ramos ("Tendências/Debates", ontem), aponta para a defasagem entre a intenção e a realização.
É preciso colocar a educação, principalmente a do ensino básico, como a prioridade das prioridades.
O Movimento Pacto da Educação, lançado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, está alinhado com o Movimento Todos pela Educação, em conjunto com outros parceiros, como estudantes, profissionais da educação e empresários, que estão mobilizados para fazer uma verdadeira revolução na educação brasileira."
ISAAC ROITMAN , professor aposentado da UnB e coordenador do Grupo de Trabalho de Educação da SBPC (Brasília, DF)

Corrupção
"É no mínimo curioso que o presidente Lula apresente um projeto de lei que torna hediondos os crimes de corrupção de "altas autoridades" justamente quando se aproxima o final de seu mandato."
LÚCIA HELENA GALANTE DOS REIS (São Paulo, SP)

Fumo, álcool e "bronze"
"O senhor Jorge de Oliveira Marum ("Painel do Leitor" de ontem) questiona o porquê de a Anvisa não proibir a venda de cigarros, que causam câncer e outros males à saúde ao consumidor. E eu pergunto: por que a Anvisa não proíbe também a venda de bebidas alcoólicas, que causam mal maior à população quando motoristas pegam o volante após beber e saem pelas ruas e estradas matando inocentes.
Prefiro o fumo e o bronzeamento, que causam mal apenas a quem os usa ou consome."
CIBELE SANTINI BONICHELLI (São Carlos, SP)

Divórcio
""Que venha o divórcio imediato! Porque a vida é boa, curta e passa rápido".
Que incoerência da leitora Valéria Prochmann ("Painel do Leitor" de 8/12). Se é para ter casamento com prazo de validade de alguns produtos chineses, por que casar?
Para não "ficar para tia'? E como ficam os filhos neste negócio irresponsável? A função do casamento é constituir família e contribuir para uma sociedade estruturada. Assim, com igreja ou sem igreja na parada, os argumentos da leitora são egoístas e contrários a essa extraordinária realidade quando encarada com generosidade."
MARISA STUCCHI (Ribeirão Preto, SP)

Obama no Afeganistão
"E não é que o presidente estadunidense, Prêmio Nobel da Paz, resolveu mandar mais 30 mil soldados para o Afeganistão?"
LUCAS BELEZA ROCHA (Belo Horizonte, MG)

Música erudita
"Pequena correção na ótima crítica feita por Matheus Bitondi ao "Prelúdio", único programa de calouros de música erudita da TV brasileira (Ilustrada, ontem).
Ao contrário do que imaginou o jornalista, seus apresentadores não se vangloriaram disso, mas chamam a atenção para o fato de que apenas uma emissora -a TV Cultura- dá esse espaço para valorizar os jovens talentos brasileiros. É também uma maneira de lembrar que as outras emissoras deveriam -e poderiam- fazer o mesmo."
PAULO MARKUN , diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta (São Paulo, SP)

Diplomacia
"Vou votar na oposição em 2010, mas discordo das opiniões do senhor José Augusto Guilhon ("Cumplicidade inaceitável", "Tendências/Debates", ontem).
Se fosse para marcar posição a favor dos direitos humanos, o Brasil não poderia ter relações comerciais com a China, que notoriamente desrespeita os direitos. Nem mesmo com os EUA o Brasil poderia comercializar, haja vista que 38 dos 50 Estados daquele país adotam a pena capital, fato absolutamente incompatível com o respeito aos direitos humanos.
Concordo com a diplomacia do governo Lula de ser a voz dissonante da comunidade internacional."
CARLOS FREDERICO ALVERGA (São Paulo, SP)

Energia
"A respeito da reportagem "Governo quer usar eleição para eliminar erro em tarifa de luz" (Dinheiro, 8/12), a Agência Nacional de Energia Elétrica esclarece que a solução para o aprimoramento da metodologia de reajuste tarifário das distribuidoras por meio de aditivo ao contrato de concessão é responsabilidade da agência, e a análise segue critérios eminentemente técnicos e regimentais.
A Aneel tem os seus processos deliberados em reuniões públicas da diretoria colegiada e, como entidade de Estado, e não de governo, pauta o seu trabalho pelo equilíbrio no tratamento dispensado a empresas e consumidores, reconhecendo e respeitando os seus respectivos organismos de representação."
ADRIANO FERNANDES , assessor de comunicação da Aneel (Brasília, DF)

Escolas
"Em relação à carta do professor Flavio Alexandre Camargo Mancini ('Painel do Leitor", 2/12), esclarecemos que, como mostrou reportagem do dia 3/12, a Escola Estadual Alberto Torres não será fechada.
Quanto às escolas de Barueri que ele diz que já foram fechadas,vale esclarecer que elas foram municipalizadas e hoje são utilizadas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental do Município.
As outras duas escolas que o leitor diz que serão fechadas neste ano, E.E. Professor José Domingos da Silveira e E.E. Jardim Maria Helena 1º, continuarão em funcionamento, sendo que a primeira é compartilhada com escola municipal homônima.
Não há na região "escolas insalubres", com salas de 50 ou 60 alunos."
ISABEL MAGALHÃES , coordenadora de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Aldo Pereira: Obsoleto. Supérfluo. Perdulário. Corrupto.

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.