São Paulo, quarta-feira, 11 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Rio Madeira
"É uma lástima que, para cumprir preocupações legítimas com o ambiente e a sociedade local, ou seja, colocar a agenda socioambiental na pauta do "desenvolvimento", tanto se tenha criticado e pressionado o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama, assim como instituições e pessoas ligadas a eles, a ponto de colocar a ministra Marina Silva em frente ao abismo das barragens ("Especialistas aprovam hidrelétricas com ressalvas", Brasil, A6, ontem). Essa história está longe de terminar: nossa história de empreiteiras, concretos, barragens, dinheiro público e política."
RODOLFO DOURADO MAIA GOMES (São Paulo, SP)

"Essa desenfreada corrida pela produção de energia elétrica é resultado de anos sem profundos investimentos no setor, na contramão do aumento da demanda. Uma pena, pois, apesar dos 33 condicionantes impostos pelo Ibama para o licenciamento das usinas no rio Madeira, a perda em material genético, principalmente de origem vegetal, que talvez nem tenham sido descoberto ainda, será irreparável."
MARTE FERREIRA DA SILVA (Atibaia, SP)

"Prerrogativa legal"
"A justificativa do ministro da Justiça, Tarso Genro, quando indagado sobre o aumento do uso de jatinhos da FAB por ministros do governo, de que é uma "prerrogativa legal", é indecente e imoral . O senhor ministro deveria ter "prerrogativas mínimas de respeito ao povo brasileiro", que está pagando jatinhos para ministros prepotentes, arrogantes e até debochados. Enquanto isso, aguarda horas no aeroporto, clamando pelo fim da crise aérea e por suas prerrogativas legais como cidadão e consumidor."
ANA PAULA CARDOSO PERTENCE (Porto Alegre, RS)

"Em meus quase 70 anos de vida, pensei que já tivesse visto de tudo. Porém, nos últimos tempos vejo tantos escândalos, tanta maracutaia envolvendo altas personalidades que não sei o que dizer para meus netos. Será que essa gente consegue encarar, olho no olho, seus filhos? Se não bastasse tudo isso, vejo na Folha de domingo (8/7) foto da ministra que disse para o povo "relaxar e gozar" saindo de um jato fretado pelo governo de Goiás."
MOZARTINO DE LUNA (São Paulo, SP)

Lodaçal no Senado
"Com a frase "quem quiser me tirar terá de sujar as mãos", Renan Calheiros dá sinais de contato com a realidade. Admite aquilo que o povo já tem como verdade, que sob sua gestão o Senado se tornou mesmo um misto de imenso lodaçal moral com um atoleiro de reputações."
PAULO BOCCATO (São Carlos, SP)

Boi enlameado
"Roubalheira no Brasil, todos sabem, sempre houve. A diferença é que antigamente se roubava com classe, de smoking, dentro da lei. Hoje, com a introdução do boi nos desvios de verbas, podemos afirmar que a vaca está "vindo" do brejo."
GERALDO SIFFERT JR. (Rio de Janeiro, RJ)

Fisk na Flip
"Por duas vezes a Folha qualificou o jornalista Robert Fisk de "histriônico" (relativo a histrião, bobo, palhaço, bufão, homem vil, abjeto, segundo o dicionário) na Ilustrada (F1, 9/7), em texto sobre a Flip. Em nenhuma das vezes o texto diz por que o Fisk que aprendemos a admirar e respeitar nas próprias páginas da Folha, em análises corajosas sobre o Oriente Médio, merecera o desqualificativo. Uma pena que o jornalismo brasileiro tenha tão poucos "Fisks"."
LUIZ A. MICHELAZZO (Ribeirão Preto, SP)

Ciência em alta
"Ranking apresentado pela SBPC aponta a ciência brasileira como 15ª em produtividade do mundo, à frente de países como Suíça e Suécia ("Ciência brasileira é a 20ª em importância", Ciência, A14, ontem). Parabéns à comunidade científica brasileira por sua competência, sua produtividade e seu alto rendimento. Precisamos, porém, de muito mais investimentos e incentivos governamentais à área."
RENATO KHAIR (São Paulo, SP)

Igreja única
"O papa pode até representar católicos, mas não a mim. Basta ler um pouco a Bíblia para saber que, em primeiro lugar, nunca Cristo se dizia de nenhuma religião. Ou seja, cristão é cristão, e não católico. A Igreja Católica representa um segmento do cristianismo. Eu, como católico, rejeito totalmente esse pensamento. Cristo, o próprio, deve estar de olhos arregalados ouvindo algo como a "única igreja de Cristo"."
ROBERTO MOREIRA DA SILVA (Cotia, SP)

UNE e invasões
"Quando jovens universitários, combatíamos a ditadura. Hoje, estudantes invadem reitorias e gritam frases do tipo "abaixo a repressão". Que repressão? A UNE faria melhor se convocasse protestos contra a corrupção e os congressistas que se protegem de suas falcatruas descaradamente. Ou seja, quando políticos de esquerda estão no poder, podem tudo, inclusive serem mais corruptos que os outros."
FRANCISCO DA COSTA OLIVEIRA (São Paulo, SP)

Capitalismo social
O capitalismo só sobreviverá se houver distribuição de crédito e, por conseqüência, de renda. Isso já ocorre nos países desenvolvidos, é por isso que são ricos. Ou estaremos fadados a ser um país de castas ("Por um sistema financeiro social", "Tendências/Debates, ontem)."
LEÃO MACHADO NETO (São Paulo, SP)

Cães em Campos
"Lamentável o que Mônica Bergamo nos trouxe (Ilustrada, E2, ontem). Embora eu também tenha cachorros e os adore, o "tratamento de realeza" oferecido a eles em Campos do Jordão é um tanto quanto desproporcional."
GUILHERME CASTILHO MISSALI (São Paulo, SP)

Pele de animais
"Quem escreveu ou colaborou na coluna sobre peles ("Mônica Belgramo", E2, 8/7) deveria saber como são tratados esses animais. Formadores de opinião devem ter noção mais precisa do que defendem, aprovam ou divulgam."
KARLA CASTRO (São Paulo, SP)
Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Vicente Amato Neto e Jacyr Pasternak: Sistemas de atendimento à saúde

Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.