São Paulo, sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Marginais
"Parabéns ao jornalista Gilberto Dimenstein pela coragem demonstrada de revelar o óbvio em sua coluna na Folha Online: o projeto de ampliação das marginais é um dos maiores erros urbanísticos e de meio ambiente. A impermeabilização do solo é um dos contribuintes para enchentes na cidade. Além do que, a melhora no trânsito será parcial e com prazo de validade muito curto. É inominável a capacidade de determinados políticos em pleno século 21 ainda culparem Deus, São Pedro e outros seres "inatingíveis" por cenas como as de terça-feira.
Chove em Buenos Aires, chove em Londres, chove em Los Angeles e ninguém vê pessoas morrendo em encostas de morros, carros parados, trânsito caótico... Uma sugestão ao ilustre colunista: vá dar um passeio nos trens da CPTM por volta das 6h e das 18h. Você perceberá que a incorporação dos novos trens só funciona bem na propaganda: atrasos constantes e conforto zero."
OSMAR FERREIRA RANGEL NETO (São Paulo, SP)

 

"Em relação à matéria publicada em Cotidiano (9/9), a Dersa informa que as obras da marginal Tietê fazem parte de uma série de investimentos em infraestrutura do governo estadual visando melhorias no sistema viário. Assim, obras estão sendo realizadas nas marginais, incluindo a interligação com a rodovia Ayrton Senna, no Complexo Anhanguera, no Cebolão, no av. Jacu-Pêssego e na av. Papa João 23 com a av. do Estado. Cerca de 1,2 milhão de veículos passam todos os dias pelas marginais. Acabar com essas vias de transportes, como sugere a matéria, é fugir da realidade.
Quanto às enchentes, as pistas pouco impacto causarão na impermeabilização, tendo em vista que se refere a apenas 0,006% da área da bacia do Tietê. Medidas para aumentar a permeabilidade do solo estão sendo tomadas: serão plantadas 83 mil árvores nas calçadas e bairros vizinhos à marginal e 88 mil no Parque Ecológico do Tietê."
VERA RODRIGUES , assessora de Imprensa da Dersa (São Paulo, SP)

Vereadores
"Agora não vai sobrar rua sem nome, ilustre sem título de "cidadão honorário", parente desempregado sem cargo de confiança na prefeitura (bancada, é claro, pela população). É disso que o Brasil precisa!"
LUCIANO NOGUEIRA MARMONTEL (Pouso Alegre, MG)

Petrobras
"Foi com espanto e indignação que lemos matéria de autoria dos repórteres Valdo Cruz e Humberto Medina, publicada ontem na Folha. Mentiras, ilações e deduções criando um falso cenário de intrigas. É lamentável que a Petrobras não tenha sido procurada antes da publicação de mentiras tão absolutas. Não vale a pena discutir ponto por ponto, porque não há uma única verdade na matéria em relação ao que pensa e defende a Petrobras, posições definidas em instâncias claras da companhia: diretores e presidente e seu conselho de administração. Mais uma vez, prevaleceu a irresponsabilidade."
MIRIAN GUARACIABA , assessora de Imprensa da presidência da Petrobras (Rio de Janeiro, RJ)

Resposta dos jornalistas Valdo Cruz e Humberto Medina - A Folha obteve as informações com três pessoas que tiveram, nos últimos dias, contatos com dirigentes da Petrobras.

Cotas
"Demétrio Magnoli responde muito mal (Opinião, 9/9) ao argumento de Boaventura Santos sobre a fraternidade. O problema apontado pelo sociólogo português é o risco de se utilizar um ideário da Revolução Francesa, que serviu como veículo eliminador de privilégios, como pretexto para o imobilismo das instituições no combate a privilégios que o passado colonial instaurou no Brasil e que, até agora, ao contrário da França, nenhuma revolução desfez. Talvez pior que distorcer os termos deste debate tenha sido apenas fazê-lo invocando o vestibular hipotético de um filho hipotético de quem, querendo ou não, é o primeiro negro a ocupar uma cadeira de ministro do STF."
FABIO DE SÁ E SILVA (Brasília, DF)

Battisti
"Como cidadã brasileira sou contrária ao refúgio ao italiano Cesare Battisti, dado injustamente pelo ministro da Justiça. Que esse senhor cumpra sua sentença na Itália, onde foi julgado. Já temos muitos assassinos e criminosos natos. Não precisamos importar mais um."
MARIA DA PIEDADE DE PAULA (São Paulo, SP)

Casamentos
"A coluna de Contardo Calligaris (Ilustrada, 10/9) traz reflexões que se encaixam com perfeição na política brasileira: "A gente casa com a pessoa certa: com quem podemos culpar por nossos fracassos".
Esse pensamento é elucidativo de alianças espúrias, como FHC e ACM ou Lula e Sarney -ou entre PSDB e DEM, ou PT e PMDB.
O discurso de senadores petistas pedindo a saída de Sarney nada mais é do que a projeção de culpa no outro. Assim, o PT ou o PSDB podem explicar a corrupção de seus ideais pela necessidade da governabilidade. A ideia que se procura passar é a de que, se dependesse unicamente do partido, não veríamos fisiologismo e coronelismo.
Mas, por conta do casamento, os partidos são obrigados a abandonar a ética e entrar no jogo dos "maus".
Um trecho descreve sob medida o jogo político: "Atrás da acusação ("É por sua causa que deixei de realizar meus sonhos'), ouve-se: "Ainda bem que você está aqui do meu lado, fornecendo-me assim uma desculpa. Sem você, eu teria de encarar a verdade, e a verdade é que eu mesmo não paro de trair meus próprios sonhos". Mais adequado, impossível!"
PEDRO VALADARES (Brasília, DF)

Heliópolis
"O sr. Sérgio Rondino, assessor da Prefeitura de São Paulo, faz afirmações que não condizem com a verdade ("Painel do Leitor", 10/9).
Estamos abandonados, sim. Não existem centenas de apartamentos em obras: existe sim a desapropriação e propostas de acordos esdrúxulos por parte da Cohab e pinturas na fachada dos já existentes. Coleta de lixo inexistente. Inúmeras denúncias à subprefeitura e inclusive ao prefeito, que nenhuma providência tomou até o momento."
DAVID SANCHEZ (São Paulo, SP)

Dunga
"Sempre observei o desgaste dos técnicos da seleção brasileira. Quase todos entram sorridentes, sem pensar nos tropeços que lhes provocam o embranquecimento e a queda dos cabelos -como estou notando no atual técnico, Dunga. Sua cabeça já está quase parecida com a de Felipão ao entregar o bastão."
BENONE AUGUSTO DE PAIVA (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Enchentes: carta aberta ao governador

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.