São Paulo, segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUY CASTRO

Grade da paz

RIO DE JANEIRO - Fui fazer compras de Carnaval na S.A.A.R.A. A sigla, com esse aroma de avelãs e tâmaras, refere-se à Sociedade dos Amigos de Adjacências da Rua da Alfândega. Trata-se de um mercado a céu aberto no Centro do Rio, delimitado pelas ruas da Alfândega e Buenos Aires, no sentido mar, e praça da República e rua dos Andradas, no sentido continente.
É uma grade de ruas que mascates sírios, libaneses, turcos, judeus, gregos e espanhóis ocuparam ao descer dos navios, quando se abriram os portos brasileiros, em 1808, e seus descendentes estão lá até hoje. Consta de 600 lojinhas de tecidos, temperos, presentes, decoração e fantasias. Numa delas, a Casa Turuna, Carmen Miranda comprou os adereços para sua primeira baiana, em 1938. Não muito longe da rua Senhor dos Passos, 59, onde ela já havia morado com sua família aos dois anos, em 1911.
A S.A.A.R.A. recebe 70 mil pessoas por dia e é um dos lugares mais seguros do Rio. Não tem pivetes, mendigos e batedores de carteira, e não se sabe de brigas, altercações ou bate-bocas, nem mesmo entre comerciantes vizinhos e do mesmo ramo. Ao contrário: os árabes e judeus que disputam a freguesia competem nos preços e ofertas, mas vão almoçar juntos num dos ótimos restaurantes da região e riem das respectivas piadas.
Não que não sofram com a tragédia da faixa de Gaza. Acontece que se conhecem desde que nasceram e, antes disso, seus pais já eram amigos e irmãos. Além disso, são cariocas -uma categoria que ignora as barreiras de origem. Ali não há barreiras. Foi o que constatei ao fazer minhas compras de Carnaval.
Ah, sim, comprei confete e serpentina, como sempre, e um ou outro clóvis. Pensei também numa máscara do Obama. Mas preferi levar a do Obina, homem, até agora, de maior personalidade.


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: Propaganda para 2010
Próximo Texto: Marina Silva: Agenda Brasil 2009
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.