São Paulo, terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Direitos humanos
"Militares ofendidos, latifundiários abespinhados, igreja ouriçada, imprensa escaldada, famílias marchadeiras fazendo ordem unida... De repente parece que, em indesejado "flashback", estamos de volta ao nefasto ano de 1964. Só falta exumarem o Carlos Lacerda. Tudo isso por causa de um palavrão particularmente desagradável aos ouvidos das assim chamadas elites: direitos humanos."
JAYME TOBIAS BLAY (Belo Horizonte, MG)

TV Cultura
"A seção "Tendências/Debates" de domingo abordou com propriedade o tema da cessão, com cobrança, de conteúdos pela TV Cultura.
A verba anual do governo de São Paulo é de R$ 80 milhões, contra cerca de R$ 350 milhões da TV Brasil. E a qualidade da programação é inversamente proporcional a esses valores.
Ainda bem que as iniciativas de Antonio Carlos Magalhães (governo Sarney) no Ministério das Comunicações (março 1985 a março 1990) já foram esquecidas. Por cinco anos, ele impediu que a TV Cultura utilizasse o satélite controlado pelo governo. Só assim conseguiu que a extinta TVE do Rio de Janeiro tivesse uma rede nacional. Na sua saída, Renato Archer assumiu o Dentel. Em 15 dias, liberou meio transponder para a TV Cultura, cobrando duas vezes o valor pago pela emissora federal. Ao final de uma ano, a TV pública de São Paulo detinha 75% da cobertura nacional das educativas."
ROBERTO MUYLAERT, ex-presidente da Fundação Padre Anchieta (São Paulo, SP)

Câmara
"Sobre a reportagem "Envolvidos em escândalos tentarão reeleição" (Brasil, ontem), esclareço que o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, não foi acusado por Durval Barbosa de envolvimento no "mensalão do DEM" de Brasília e não aceita a imputação de estar relacionado a qualquer escândalo.
A referida citação foi feita por Alcyr Collaço Filho, que já está sendo processado criminalmente por Michel Temer pelo teor fraudulento de suas afirmações. É importante lembrar que Collaço já responde por formação de quadrilha e estelionato na Justiça de São Paulo desde 2002."
MÁRCIO DE FREITAS, assessor de imprensa da Câmara dos Deputados (Brasília, DF)

Trem-bala bitolado
"Muito oportuno artigo "Reflexões sobre o projeto trem-bala" ("Tendências/Debates", ontem), do professor Richard Stephan, em que alerta para que não se compre tecnologia obsoleta no projeto do trem-bala.
O papel da universidade é este: pesquisar, refletir, alertar. Há mais de 50 anos não construímos ferrovias de passageiros de longo percurso. Ainda pensamos exclusivamente em roda-trilho, enquanto já se tem levitação magnética aplicada com excelentes resultados, acessível para a capacidade financeira e técnica da nossa iniciativa privada, que irá investir neste trem.
Por que as consultorias Sinergia e Halcrow descartam o MagLev no edital de licitação? Por haver ainda pouca experiência de sua aplicação? É hora de refletir, comparar e inovar."
CYRO LAURENZA, engenheiro, ex- presidente da Fepasa (São Paulo, SP)

Chuvas
"Walter Ceneviva, ao tratar da responsabilidade civil por mortes e danos materiais em São Luiz do Paraitinga e Angra dos Reis (Cotidiano, 9/1), aponta a direção que entendemos ser a única para evitar as tragédias que se repetem a cada estação chuvosa em diferentes localidades de nosso país. A manifestação do jurista se alia a propostas técnicas apresentadas por diversos profissionais e se posiciona ao lado do ponto chave do problema: a omissão da administração pública na efetiva utilização do conhecimento técnico-científico disponível para tratar o problema. Somente uma enérgica e persistente ação do Ministério Público, no sentido de responsabilizar civil e/ou criminalmente, conforme o caso, os administradores públicos das esferas competentes poderá contribuir para prevenir o registro de novas tragédias."
LEANDRO CERRI, geólogo, professor adjunto da Unesp e MAURO CERRI NETO, advogado, mestre em geociências e meio ambiente pela Unesp (Rio Claro, SP)

 

"Sobre a coluna de Janio de Freitas de 10/1, vale esclarecer que, em todas as situações de emergência causadas pelas chuvas recentes, o governador José Serra esteve presente e atuou para que os diversos órgãos do governo estadual atendessem prontamente as famílias atingidas.
Em muitas oportunidades, aliás, vistoriou os trabalhos pessoalmente. Foi assim, para citar dois exemplos, na zona leste de São Paulo e em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, locais onde uma força-tarefa de agentes estaduais trabalha no atendimento à população."
JULIANO NÓBREGA, coordenador de imprensa da Secretaria de Comunicação do Estado (São Paulo, SP)

Dersa
"Conforme já informado à Folha, a Dersa esclarece que as obras de prolongamento da avenida Jacu Pêssego não são responsáveis pelas enchentes na zona leste da capital, causadas pela chuvas intensas e pelo transbordamento do córrego Aricanduva ("Manifestantes culpam obra da Dersa por enchente em bairro na zona leste; estatal diz desconhecer caso", 9/10). Ao contrário: a empresa está canalizando e instalando sistema de drenagem no córrego Mombaça, um afluente do Aricanduva. Antes do início das obras, foi feito um cuidadoso estudo técnico para que as interferências fossem sempre no sentido de melhorar a situação no local, em drenagem e infraestrutura, como defensas e calçamento. As obras serão entregues neste ano.
Visando ajudar as comunidades próximas à obra, a Dersa colocou equipes sociais prestando assistência emergencial e limpeza das ruas, além de máquinas para retirar entulho dos córregos, assoreados por depósitos constantes de lixo, como móveis, pneus, garrafas e outros, que estão entre as principais causas de enchentes."
VERA RODRIGUES, assessora de imprensa da Dersa (São Paulo, SP)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: José Roberto Almeida Junqueira, reitor da Unifeob-Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (São João da Boa Vista, SP); Herbert Braz (Santos, SP); Fernando André Marin, presidente, e Iára Marin, diretora da Organização Marin de Orientação Previdenciária (São Paulo, SP); Janyck Daudet, ClubMed (Rio de Janeiro, RJ); Carolina Ferrero (São Paulo, SP); Sergio Poroger, SPMJ Comunicação (São Paulo, SP); Universidade Federal de Pernambuco (Recife, PE).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Luciano Trigo: O bigode de Sarah Maple

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.