São Paulo, sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Um dia
"Haverá um dia em que candidatos a qualquer cargo executivo em nosso país, principalmente a presidente, se portarão como o cargo ou a candidatura merecem e com a responsabilidade que o cargo carrega. A "res publica" não será discutida num tom de baixo calão, sem ideias, sem um mínimo de dignidade e inteligência, sem projetos para o país que, diziam, era do futuro."
MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

Arruda
"Ontem pela manhã, paguei impostos e pensei: "Cumpro com a minha obrigação, e o pessoal, a gangue, a malta, lá em Brasília, rouba descaradamente. Meu Deus, como isso é possível?". Logo depois, à tarde, a prisão preventiva de Arruda foi decretada.
É necessário que a Justiça aja, ou o exemplo maléfico disseminar-se-á país afora e adentro, como um sarcoma letal. Aliás, a coisa já não anda boa há tempos: relatórios da CGU apontam que 90% dos prefeitos desviam recursos federais."
LAFAIETE LUIZ DO NASCIMENTO (Aracaju, SE)

Comissão da verdade
"O pronunciamento do general Maynard de Santa Rosa, comparando a comissão da verdade aos sicários de Torquemada, cai como uma luva para os órgãos de repressão da ditadura, como o SNI, o Dops e quejandos, com uma diferença: naqueles tempos de chumbo, ninguém podia dizer nada, muito menos esbravejar, como faz agora o general, graças ao Estado democrático de Direito em que vivemos. Se o general não se conforma com esses novos tempos, vá para casa, vista o pijama e saiba que o sentimento patriótico não é exclusividade dos militares."
ANTONIO CARLOS AUGUSTO GAMA (Ribeirão Preto, SP)

"Folha"
"Tenho ficado a cada dia mais estupefato com o comportamento esquivo deste jornal. As páginas transpiram um "antisserrismo" doentio. A condescendência com Lula e Dilma segue em ordem invertida contra Serra e a tucanagem. A Folha está abandonando o pluralismo e a linha democrática de maneira acintosa. Lamentável."
DANTE FILHO (Campo Grande, MS)

"O editorial "O partido do poder" (Opinião, 10/2) revela a ojeriza alimentada pelos vícios de conduta da grande imprensa ao condenar os termos da esquerda.
Neologismos e expressões como lulismo, paraestatal, messianismo, conformismo e esclerose revelam o incômodo e o sectarismo anti-PT, manifesto pelo despreparo do articulista. A Folha merece mais e melhor, afinal o jornal rompeu com o sectarismo.
É uma lástima ler o editorial, que não dá nem um crédito sequer aos 30 anos da trajetória do Partido dos Trabalhadores na história recente do Brasil. Meus pêsames!"
CARLOS ALBERTO CERCHI, vereador pelo PT, presidente da Câmara Municipal (Sacramento, MG)

Assessor do presidente "Plínio de Arruda Sampaio ("Tendências/Debates", ontem) deveria ter um cargo vitalício de "assessor do presidente". E o dirigente da vez deveria ser obrigado a realizar ao menos 50% de suas ideias. Peço a Lula, Serra e Dilma que leiam Plínio de Arruda Sampaio."
MARIANGELA BELLATO (São Paulo, SP)

Eleição
"Se a oposição quer desbancar o atual governo, não pode repetir o erro do passado, que foi o de agredir e procurar falhas. O que eles precisam fazer é mostrar as suas propostas de governo, porque, enquanto isso, Lula e Dilma Rousseff seguem apenas contornando as falhas apontadas -e firmes na campanha fora de época. Afinal, de que modo Serra ou qualquer outro opositor pretende governar o Brasil? Isso ainda não está claro, mesmo sendo fora de época."
MARTA BANDEIRA FERNANDES (São Paulo, SP)

Educação
"É inacreditável! Pelo segundo ano consecutivo, a Apeoesp tenta tumultuar a prova de candidatos à docência em São Paulo por meio de liminares, ameaçando atrasar o começo das aulas. Tudo para garantir que professores mal preparados, que não conseguiram acertar nem metade de uma prova, assumam aulas. É o corporativismo contra a educação. Os alunos que se danem."
ALEX NOGUEIRA, professor (São Paulo, SP)

Auxílio reclusão
"Acho que nossas leis protegem somente os bandidos. Tenho uma irmã cujo marido foi assassinado em um assalto. Ela ficou viúva e com três filhos para criar. Passados quatro anos, ainda não recebeu o benefício do INSS. Para conseguir viver no nosso país só sendo bandido ou político corrupto."
TEREZINHA CICCONI (São Paulo, SP)

Código Florestal
"O leitor Luiz Rossi ("Painel do Leitor", 10/2) terá lido o livro "O Mundo em Balanço", do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, no qual afirma que o ambientalismo é a versão atual da luta contra o comunismo. A carta do senhor Rossi e os argumentos de setores do movimento ambientalista indicam que Al Gore está coberto de razão."
ALDO REBELO, deputado federal pelo PC do B-SP (Brasília, DF)

IPVA flex
"Gostaria de perguntar ao governador José Serra quando o Estado que abriga a maior frota de veículos flex do país vai ter alíquota específica de IPVA, prevista em lei. O governador Sérgio Cabral já fez isso. A partir de agora, veículos flex emplacados no Rio pagarão apenas 3% de IPVA."
MARCOS TENÓRIO DE MESQUITA (São Paulo, SP)

Ciclovia
"Em relação à reportagem "Ciclovia da Radial está dois anos atrasada" (Cotidiano, 10/2), por falha da assessoria de imprensa, foram encaminhadas informações incorretas ao jornal. O Metrô esclarece que a ciclovia Caminho Verde é uma parceria entre o Metrô e a prefeitura, por meio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente. O acordo determina que o Metrô seja responsável por desenvolver o projeto e realizar a obra, com recursos repassados da prefeitura; a esta cabe a preservação e a manutenção.
O projeto foi modificado por orientação da CET, que pediu alterações no traçado entre o viaduto Aricanduva e a rua Monte Alverne (próxima à estação Penha). Devido às mudanças, foi necessária nova licitação e aditivo ao convênio existente. Houve demora na aprovação do aditivo por parte da procuradoria da Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Todo o processo de licitação foi realizado no prazo previsto.
A contratação da obra se deu em setembro de 2009, quando foi assinado o aditivo. Há tratativas entre o Metrô e a prefeitura para que a companhia assuma a manutenção da ciclovia com recursos municipais. Quando for assinado convênio com essa finalidade, cuja minuta há meses é analisada por procuradores da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, o Metrô promoverá a manutenção de forma contínua."
MARCOS KASSAB, diretor de planejamento do Metrô (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Leandro Narloch: Carnavalescos, por favor, errem!

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.