São Paulo, quinta-feira, 12 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

PIB
"Até agora, o presidente flanou levianamente em situações que, independentemente da sua influência, eram favoráveis ao país. Mas a soberba e o notório desconhecimento do presidente têm um preço.
As piadas e as frases de efeito largamente utilizadas para a satisfação dos auxiliares e oportunistas de plantão agora se calaram. Vemos, então, um quadro assustador: o líder da nação com um olhar atônito e apavorado diante dos números que apontam o recuo do PIB.
A queda do nosso PIB mostra o fosso entre o discurso leviano e desinformado do presidente, que vendia um otimismo sobre a crise, e a realidade da economia."
ANGELO RAPOSO (São Paulo, SP)

 

"Estão de "parabéns" não somente a Folha e alguns dos seus articulistas como outros potentes veículos da mídia brasileira.
A partir de agora, se bem difundido o sentimento de caos, poderemos alcançar 2010 com a economia brasileira "na lona". E, como aposta Fernando Rodrigues, não é possível que a avaliação do governo também não desmorone. Gostaria tanto de poder participar das comemorações do PSDB e do DEM."
MIGUEL MEDEIROS (Recife, PE)

Hora extra
"Pela TV Senado, vi o senador Heráclito Fortes dizer que o Senado não tem controle de quem trabalhou ou não. Assim, exigir que todos devolvam o valor dos extraordinários pode causar injustiças. Propôs então que a devolução espontânea por aqueles que não trabalharam seja feita em até dez pagamentos.
Quem sabe não seja mais uma providência de combate à crise?"
PAULO TARSO J. SANTOS (São Paulo, SP)

Estupro e aborto
"Não são raras as vezes em que gostaríamos de ter escrito algo... Eu, por exemplo, teria muito orgulho se tivesse escrito o texto "Em nome do Pai", de Eliane Cantanhêde, na Folha de domingo. Meus parabéns a ela."
GUSTAVO LOZANO (São Paulo, SP)

 

"Parabenizo Carlos Heitor Cony pela posição lúcida e coerente sobre a excomunhão dos envolvidos no aborto da menina estuprada em Pernambuco ("Comunhão e excomunhão", Opinião, 10/3).
O bispo perdeu, sim, uma grande oportunidade de ficar com a boca fechada. Mas quem não concorda com as normas da Igreja Católica que não se declare como católico.
Simples assim."
JOICE CRISTINA PEREIRA RODRIGUES (Itu, SP)

Ambiente e agricultura
"O documento do Ministério da Agricultura que diz que as terras para plantio estão cada vez mais escassas devido ao avanço das reservas ambientais (Agrofolha, 10/3) não pode ser lido fora dos marcos de um manifesto ideológico.
No Plano Nacional de Agroenergia 2006-2010, o próprio ministério informa que o país possui 200 milhões de hectares de terras disponíveis para a agricultura, principalmente pastagens degradadas, sem que a produção de alimentos seja afetada e, caso tenha este destino, acarretará em baixo impacto ambiental.
Apesar de considerar que esses números mereçam melhor análise, entendo que o ministro deveria voltar suas ações prioritariamente para resolver situações de sua alçada, como a da pecuária de corte, atividade econômica que toma quase 20% do território nacional e produz em média 40 quilos de carne por hectare a cada ano."
ALCIDES FARIA , diretor-executivo da Ecoa - Ecologia e Ação (Campo Grande, MS)

Leite
"A reportagem "Kassab reduz cota de leite no ensino infantil" (Cotidiano, 10/3) inverte os fatos. O programa Leve Leite existe desde 1995, e sempre entregou 1 kg de leite em pó para cada aluno de 1 a 6 anos; até 2006, fazia dez entregas anuais, passando então a 12 entregas por ano (20% a mais).
A entrega de 1,2 kg por mês a partir de 2007 foi excepcional e se deveu à necessidade de regularizar o fornecimento, suspenso pelas empresas contratadas, numa chantagem já bem conhecida da opinião pública.
Nesse momento, a prefeitura de passou a comprar um leite de melhor qualidade, que só estava disponível em latas de 400 gramas. Assim, os alunos que recebiam 1 kg por mês passaram a receber três latas de 400 g, ou 1,2 kg por mês.
Agora, com a normalização do contrato, a entrega volta a ser o que prevê a lei e sempre foi praticado."
SERGIO RONDINO , assessor de imprensa da Prefeitura (São Paulo, SP)

Resposta do jornalista Fábio Takahashi - O missivista confirma que os alunos receberão menos leite agora que nos anos de 2007 e 2008. Coincidentemente, o período "excepcional", com o reforço no leite, começou em julho de 2007, quando o presidente do DEM, Rodrigo Maia, disse que a candidatura de Kassab a prefeito era irreversível. E continuou por todo o período eleitoral.

Banco do Brasil
"A nota "Polivalente", publicada na coluna "Painel" em 5/3, parte de algumas deduções que eu classificaria como equivocadas. Por exemplo:
a) recebi do presidente Lima Neto a determinação de conduzir todos os processos de aquisição feitos pelo BB. Foi assim com o Besc, a Nossa Caixa e instituições privadas.
b) no caso específico do Banco do Estado do Espírito Santo, já acordei com o presidente Lima Neto e com o governador Paulo Hartung que o processo será conduzido pelo vice-presidente Aldo Mendes; afasto-me pelos laços que me ligam ao Estado. O processo de negociação para a eventual aquisição do Banestes ainda não foi iniciado (houve somente a divulgação do Fato Relevante);
c) quanto à minha candidatura a deputado federal, não há decisão nesse sentido. Os muitos e vários compromissos profissionais impedem que eu me volte, neste momento, para assuntos que não sejam os estritamente vinculados ao Banco do Brasil.
Sou funcionário do BB há 32 anos. Orgulho-me de ter servido à casa nas mais diversas funções e em várias regiões do país. As minhas atividades profissionais, ao longo desse tempo, são exclusivamente voltadas à defesa dos interesses da empresa."
ADÉZIO DE ALMEIDA LIMA , vice-presidente de Crédito, Controladoria e Risco Global do Banco do Brasil (Brasília, DF)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Vera Stefanov e Levi Bucalem Ferrari: O bibliotecário e a era do conhecimento

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.