São Paulo, terça, 12 de maio de 1998

Texto Anterior | Índice

PAINEL DO LEITOR

Emprego
"Ao analisar as razões pelas quais os EUA têm conseguido alcançar taxas de desemprego mais baixas do que no passado, Carlos Eduardo Lins da Silva omitiu um dos principais instrumentos que têm contribuído para isso. Refiro-me ao "Earned Income Tax Credit', "EITC', ou "Crédito Fiscal por Renda Recebida', uma forma de imposto de renda negativo que beneficia toda pessoa que trabalha, tem uma família, mas cuja renda não alcança determinado patamar.
Introduzido em 1975, o EITC foi significativamente ampliado em valor e abrangência pelo governo Bill Clinton, a partir de 1993. Caso o correspondente da Folha entreviste Robert Reich, que foi seu secretário de Trabalho, certamente dirá da importância daquele passo, considerado pelo professor Albert Hirschman, da Universidade de Princeton, como a maior realização do atual presidente."
Eduardo Matarazzo Suplicy (PT-SP), senador (São Paulo, SP)

Saques
"Excelente o editorial "MST multimídia'. Oportuno pelo momento e preciso no conteúdo."
Andrea Matarazzo, secretário da Energia do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Alternativas para a seca
"O programa "Globo Rural' exibido em 10/5 abordou um tema que todos nós conhecemos (menos o governo): a abundância de lençóis freáticos do Nordeste.
Enquanto o resto do país comove-se e procura ajudar o sofrido povo do sertão nordestino, a água jorra com fartura nas terras dos "coroneizinhos'."
Roberto Christians Caldas (Natal, RN)

"Apequenamento"
"Sou assinante da Folha há 12 anos. Acompanho a saga dos leitores e dos vários "ombudsmans' desde a criação dessa instituição.
Durante esse tempo tenho me sentido representado, quer pelo ombudsman quer pelos leitores que demonstraram inquietações semelhantes às minhas.
Porém o editorial "Abertura na mídia', de 2/5, encerrou meu jejum conformista. Ele exemplifica o fato de que a todos, pessoas ou instituições, deve ser dado o direito de se apequenar.
A Folha foi fundo nesse "apequenamento' na produção dessa pérola, em que se encontram expressões como "entregar ao capital externo', "eliminação da propriedade nacional', "preservar o controle da informação, com suas importantes implicações políticas e culturais, em mãos de brasileiros'."
João Berdu Garcia Junior (Maringá, PR)

Votação da reforma
"O episódio da derrota do governo (não do Brasil!) na votação da reforma da Previdência traz à baila a lucidez costumeira do jurista Anníbal Fernandes (pág. 1-6, Brasil, 9/5). Trata-se de dois sistemas ("condições') de benefícios de aposentadoria (alternativamente excludentes): 1) por tempo de serviço -hoje, tempo de contribuição-, constante do inciso 1 do projeto de reforma e 2) por idade, constante do inciso 2 do projeto.
Sorrateiramente, dos mais obscuros "porões da ditadura', o paroxismo de interpretações à Fujimori espraia-se pelos horizontes do Brasil."
Sérgio Alberto de Souza (Belo Horizonte, MG)

Classe média
"Quem disse a Otavio Frias Filho que a classe média urbana está confortavelmente distante do problema das revoltas populares? Estamos lado a lado, sofrendo com a violência de todos os tipos, com a miséria, com a fome, e vem o articulista e diz que estamos longe! Longe está quem tem motorista, segurança, telefone internacional grátis, viaja de primeira classe etc.
Pensa que é só mudar a lei e matar os baderneiros? Não adianta. Quando a miséria vira epidemia, não adianta matar, porque ela surge ali no vizinho."
José Silveira da Rosa Filho (Brasília, DF)

Ciência e educação
"A Folha tem dado ampla cobertura aos assuntos sobre educação e ciência e tecnologia, o que demonstra a visão moderna professada pelo jornal.
As recentes reportagens "Ciência do país cresce, mas repercute pouco' e "Estado de SP é responsável por metade da ciência do país' (Cotidiano, dias 26 e 27/4) atestam bem as informações acima, pela sua qualidade e pela variedade de pessoas consultadas.
Passou-se à comunidade uma boa visão do esforço que o Estado de São Paulo faz nesse sentido."
Francisco Romeu Landi, diretor-presidente da Fapesp (São Paulo, SP)

Cuba
"Foi com muito interesse e satisfação que li na Folha, em 22/4, o editorial "FHC, América e Cuba', a respeito da oportunidade de um posicionamento quanto à reintegração de Cuba ao cenário mundial e em especial ao nosso continente. A Internet é um ótimo meio para uma campanha na qual as pessoas registrem seu protesto."
Marcio Claro (São Paulo, SP)


Xuxa
"Mais uma vez a nossa Itanhaém está às voltas com os falsos defensores do meio ambiente, muitos deles travestidos de "autoridades'. O parque da Xuxa é um dos investimentos mais sérios de nossa região. O local já é totalmente degradado e, se não houver um empreendimento sério, a invasão da área é só uma questão de tempo."
Adriana Garcia (Itanhaém, SP)

"A Folha pisou na bola ao escolher Xuxa para estampar a Primeira Página do Dia das Mães. A hidromassagem, o laguinho, a cachoeira de Sasha são de deixar, nesse dia, qualquer mãe nordestina com água na boca."
Odilon Martins Filho (Florianópolis, SC)

Cidade dos ratos
"Nasci e me criei nesta grande metrópole. Posso afirmar que nunca vi a cidade tão abandonada e imunda. Moro num dos bairros nobres, o chamado "Pacaembuzinho'. Em uma semana foram mortas em minha residência oito ratazanas! Imaginem a periferia, em que estado de abandono se encontra?
O grande piscinão que existe na av. Pacaembu é um verdadeiro criadouro de ratos."
Cybila Carvalho Costa Tini (São Paulo, SP)



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.