UOL




São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

Desemprego zero
"O que é causa? O que é efeito? Lula quer atacar a fome, que é efeito. Efeito do desemprego! Em vez do programa Fome Zero, deveria propor o "Desemprego Zero". Dar comida para uma pessoa matar a fome é sempre uma esmola humilhante, que, aliás, conserva na pobreza aquele que a recebe. Não se faz economia com esmolas e imediatismo."
Marcius Sartori (São Paulo, SP)

Aparências
"Em nome da Unicafro, gostaria de parabenizar a equipe da coluna "Mônica Bergamo" pela excelente reportagem sobre discriminação ("O mundo trata melhor quem se veste "bem", Ilustrada). Entendo perfeitamente o que deve ter sentido a repórter: raiva, frustração, humilhação. Tenho certeza de que hoje, após ter sido tratada de modo indiferente, de ter sido julgada inferior e incapaz de consumir bons produtos simplesmente por estar usando roupas comuns, a repórter é capaz de entender como se sentem os negros, que, independentemente da roupa que usam, são julgados pela cor da pele em todos os lugares a que vão. A repórter com certeza aprendeu a linguagem do olhar, que, sem necessidade de palavras, lhe diz: "você não pertence a este lugar". A exposição do preconceito pela mídia chama atenção para uma mazela que todos insistem em varrer para debaixo do tapete."
Luiz Silva, presidente da Unicafro -União Cívica Afro-brasileira (São Paulo, SP)
 
"Condutas discriminatórias como as constatadas pela coluna "Mônica Bergamo" em 5/10 podem, em tese, acarretar não apenas indenizações por danos morais mas também o fechamento do estabelecimento e a condenação criminal de atendentes, gerentes e proprietários. O descaso no atendimento à repórter nas lojas e o cerceamento de seu ingresso no restaurante constituem ofensa à dignidade humana, e isso caracteriza o crime de injúria, previsto no art. 140 do Código Penal. Tratar o comprador ou freguês com desconsideração ou desdém também configura crime contra as relações de consumo, punível com até cinco anos de detenção (artigo 7º, inciso I, da Lei 8.137/90). E o Código de Defesa do Consumidor proíbe a recusa da venda de bens ou da prestação de serviços a quem se disponha a pagar à vista (artigo 39) -e prevê sanções, como a suspensão temporária de atividades e a cassação da licença de funcionamento (artigo 56). Numa democracia, todo o poder emana do povo, e somente em seu nome pode ser exercido, não importando se esse povo veste Gucci ou camiseta sem grife."
Roberto Junqueira Maia, advogado (Passos, MG)

Hollywood no poder
"Achei que a vitória de Arnold Schwarzenegger nas eleições para governador da Califórnia, rico e populoso Estado dos EUA, foi hollywoodiana. Astros da tela e da música devem, sim, participar de eleições em toda parte do mundo, pois, de repente, possuem mais talento e podem ter melhor desempenho em seus mandatos do que os políticos de carreira -os mesmos de sempre, a maioria viciada em falcatruas e acomodações. Metalúrgicos já provaram que não dão certo quando passam a comandar. Então, quem sabe, astros do cinema ou da música não possam nos surpreender favoravelmente?"
Fernando Al-Egypto (Rio de Janeiro, RJ)

Constituição
"A declaração do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Nelson Jobim, revelando uma fraude na Constituição da República, demonstra a pobreza da nossa cultura institucional e a certeza da impunidade. Impõe-se o impedimento de todos para o exercício das funções públicas."
Jayme Martins de Oliveira Neto, juiz de direito e presidente do Instituto Paulista de Magistrados (São Paulo, SP)

Responsabilidade fiscal
"Em relação à carta "Monstro temível" ("Painel do Leitor", 9/10), gostaria de dizer que a Lei de Responsabilidade Fiscal é uma das mais importantes já aprovadas para conter o déficit público e para minimizar ações de administrações irresponsáveis e incompetentes dos Estados e dos municípios. Gostaria de ressaltar que a situação lastimável da Polícia Federal e do governo como um todo se dá em grande parte por desvios do dinheiro público -como se passou no caso do Banestado. Está na hora de o governo atuar como uma empresa, dentro das suas limitações."
Ricardo Fairbanks Cacciaguerra (São Paulo, SP)

Vôo à Argentina
"A Folha está de parabéns pela cobertura que vem dando ao vergonhoso caso da ministra Benedita da Silva. A única maneira de moralizarmos o nosso país é divulgar com destaque episódios de desrespeito no uso de recursos públicos."
Marco Antonio Martignoni (São Paulo, SP)

Maior
"Convenhamos, o Brasil é muito maior do que toda a América do Sul e a América Central juntas. De que vale o governo americano juntar um bando de nanicos para formar uma zona de livre comércio? O que eles podem oferecer aos EUA? Por isso, o grupo liderado pela Costa Rica não representa nada em termos comerciais. Não passa de massa de manobra no jogo político dos EUA. Se o Brasil os decepcionou, provavelmente é porque a posição brasileira é boa para os brasileiros. Havia tempo que eu queria ver o governo do meu país agir assim."
Rodrigo De Filippo (Rio de Janeiro, RJ)

Terra de ninguém
"O artigo de sexta-feira de Eliane Cantanhêde ("Terra de ninguém", pág. A2) lavou-me a alma. A pergunta, feita logo no início, de por que o Judiciário só se indigna quando mexem com sua soberania -melhor dizendo, com sua soberba- é a mesma que me faço sempre que leio as declarações de seus representantes na imprensa. A última frase da colunista merece ser transcrita: "Enquanto os poderosos discutem soberania em gabinetes e expõem as suas divergências publicamente, os Silvas e os Bispos são mortos e esquecidos, anônimos e desimportantes. Em Cuba, Fidel executa. No Brasil, os governantes deixam executar"."
Maria da Glória Costa Reis
(Leopoldina, MG)

Emprego
"Excelente a reportagem "Medo do trabalho: ansiedade e fobias assustam empregados" (Empregos, 5/10). É muito importante que os profissionais que trabalham em empresas fiquem atentos e cuidem-se logo."
Celia Ibrahim Lima, psicóloga (São José dos Campos, SP)


Texto Anterior: Rubem Alves: Sobre a morte e o morrer

Próximo Texto: Erramos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.