São Paulo, terça-feira, 12 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Eleições
Sinceramente, não vejo nada de emancipador para as mulheres na candidata Dilma Rousseff. Ela é carregada por Lula de maneira machista, nos moldes mais tradicionais que isso quer dizer. Tanto que Lula saiu em sua defesa, quando deveria ter sido a própria candidata a se defender nos embates de campanha com a oposição. Afinal, se pretende ser presidente, não pode ficar na dependência de um homem.
Não se viu isso com as outras chefes de Estado eleitas pelo mundo afora. Dilma é muito dependente de Lula e outros homens do PT, está longe de uma Bachelet ou Merkel, por exemplo.
FRANCISCO XAVIER FERNANDEZ (São Paulo, SP)

 

Que barbaridade é essa campanha de José Serra? Como homens como ele e FHC se sujeitam a essa baixaria, revivendo campanhas de difamação da época da Guerra Fria? O que aconteceu? Como FHC se omite diante de seu partido e assiste a essa vilania calado? Esqueceram completamente o que estudaram?
JULIO CÉSAR ALVIM DE OLIVEIRA (Curitiba, PR)

 

O brasileiro tem problema dentário e a Previdência não cuida de seus dentes, e com o salário mínimo não se paga nenhum dentista; por outro lado, a então ministra Dilma gastou mais de R$°4.000 por mês da Casa Civil para pagar um acupunturista para que possa relaxar ("Acupunturista de Dilma ocupa cargo na Casa Civil", Poder, ontem).
Meu Deus, ela ainda acha isso normal. Será que uma pessoa que não respeita e usa o dinheiro do contribuinte em benefício próprio merece ser presidente?
ELIANA ODA (São Paulo, SP)

Religião
Sempre ouvimos dizer que nossa democracia é laica. Alguns de nossos políticos provam o contrário.
Para revelar tamanha hipocrisia, deveriam perguntar aos candidatos nos debates quem é criacionista ou evolucionista.
ROBERTO TOVAR ANFFE NUNES (Três Lagoas, MS)

 

Quero registrar meus protestos contra o artigo escrito por Frei Betto, "Dilma e a fé cristã" ("Tendências/Debates", 10/10). O religioso, que possui uma sólida formação cultural, revela um lado obscuro. Ou ele é ignorante nessas questões ou é extremamente odioso. No texto ele tece uma relação entre torturadores e ateus.
Afirma que o ateísmo militante é responsável por barbarismos e maldades. Mais uma vez, esse cidadão, que se diz intelectual, demonstra desconhecimento, porque não há "militância ateia". Existe sim, um esforço das pessoas que não professam qualquer tipo de fé religiosa, de não serem discriminados, de não serem tachados de bárbaros, de estúpidos e culpados dos males do mundo.
JOEL DE SÁ (Mauá, SP)

Aborto
Nas afirmações do articulista Luiz Felipe Pondé ("Vai encarar?", Ilustrada, ontem), entendo que o aborto é rotulado como homicídio, não discordo.
Sabemos que muitas mulheres morrem ou têm sequelas graves em função da necessidade de terem que recorrer a abortos clandestinos. Sabemos que legalmente o homicida tem direito a um julgamento no qual acusação e defesa têm papéis relevantes, impedindo que ele seja simplesmente condenado e até executado de acordo com as leis vigentes.
Então essas mulheres "homicidas" não poderão ter o benefício de uma assistência legal, sendo condenadas a priori?
HELEN MURALHA (Curitiba, PR)

 

Infelizmente vivemos num país com uma mentalidade muito retrógrada e com posturas hipócritas. A igreja, que obviamente é contra o aborto, contra o uso da camisinha, contra as relações sexuais antes do casamento, tem uma influência nefasta sobre a população. Proponho o seguinte: já que a igreja é contra o aborto, deveria abrir suas portas, incluindo as do Vaticano, para todas as mães que tiveram seus filhos sem as mínimas condições financeiras e cuidar dessas crianças até a idade adulta.
Ser apenas contra a descriminalização do aborto e parar por aí não vale nada. É uma hipocrisia sem tamanho!
DANIEL SLON (Valinhos, SP)

Medicamentos
Com relação ao texto "Farmacêuticas questionam prazos de análise da Anvisa" ("Mercado Aberto", Mercado, 17/8), a Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais (Aner) esclarece que o papel das agências reguladoras nunca será o de "agradar" a quem quer que seja, mas o de cumprir os marcos regulatórios previstos em legislação e contratos. As carreiras efetivas das agências reguladoras, da qual os servidores da Anvisa fazem parte, têm como premissa a adoção de postura isenta e republicana, imprescindível a um tratamento justo e igualitário aos entes regulados e à sociedade.
Questões presentes na coluna difamam e denigrem a imagem dos servidores da Anvisa, ao chamá-la de "ditadura dos técnicos", a partir de depoimento de suposto especialista de mercado, que se esconde no anonimato.
A Aner repudia as informações, que não contaram com a devida apuração dos argumentos de especialistas da Anvisa, para a construção do texto jornalístico. Assim como questiona o trecho que afirma que "a indústria tem facilidade para conversar com a direção da agência" -tal situação, caso comprovada, implica desvio de conduta e merece a apuração devida.
PAULO RODRIGUES MENDES, presidente da Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais (Brasília, DF)

Uniban
Uma vez mais o colunista José Simão extrapola seu direito de expressão para ofender de forma grosseira a imagem da Universidade Bandeirante - Uniban Brasil. Já o fizera na edição de 7/10.
Agora, sob o título "Buemba! Geisy conversa com burro!"
(Ilustrada, 10/10), ele vincula a participante do programa "A Fazenda 3" a nossa instituição. Tal vínculo não existe pelo simples fato de que Geisy não é aluna da Uniban. Portanto, repudiamos novamente a manifestação do colunista.
MARCO PIVA, assessor de imprensa da Uniban Brasil (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Pedro Vieira Abramovay: Um convite à nova classificação indicativa

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.