São Paulo, quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

KENNETH MAXWELL

Ódio

É uma triste verdade o fato de que os EUA experimentam ciclos de violência, sucedidos por negação e, em seguida, infelizmente, repetição. O recente ataque no Arizona serve perfeitamente como exemplo.
Sábado passado, em Tucson, a deputada federal Gabrielle Giffords, 40, sofreu ferimentos graves ao receber um tiro à queima-roupa na cabeça disparado por Jared Lee Loughner, 22. Ela sobreviveu à tentativa de assassinato, mas está em condição crítica. Seis outras pessoas foram mortas, e há 24 feridos.
Entre os mortos estão Christina Taylor Greer, 9, nascida em 11 de setembro de 2001, o dia do ataque às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e o juiz federal de primeira instância John Roll, um republicano conservador indicado para o posto pelo presidente George Bush pai, por recomendação do senador John McCain.
Giffords também era conservadora, integrante da ala democrata conhecida como "cachorros azuis", e foi a primeira mulher judia a ser eleita para o Congresso no Arizona.
Ela é casada com um astronauta. Seu cunhado, também astronauta, no momento está na metade de um período de serviço de cinco meses na Estação Espacial Internacional.
Giffords defende o direito constitucional ao porte de armas e tem uma pistola automática, o mesmo tipo de arma que seu agressor utilizou.
Robert Mueller, diretor do FBI, a polícia federal norte-americana, está no comando das investigações em Tucson.
Barack Obama e sua mulher, Michelle, chegaram à cidade ontem. Mas direita e esquerda já estavam envolvidas em uma ruidosa troca de acusações sobre quem é responsável pelo crime. Uma coisa porém é certa: o Arizona concentra e exagera os problemas dos Estados Unidos.
O Arizona recentemente serviu de cenário a um debate feroz sobre leis de imigração.
Também passou há pouco por uma eleição repleta de hostilidade. A população estadual, de 6,4 milhões de habitantes, cresceu 25% nos dez últimos anos e abarca 28% de hispânicos. O Estado abriga a maior população de imigrantes ilegais depois da Califórnia.
O porte de armas ocultas é legal em seu território. O índice estadual de desemprego é de 9,6%, superior à média nacional. O Arizona ocupa o quarto posto entre os 50 Estados norte-americanos quanto a execuções de hipotecas por inadimplência. E o distrito eleitoral representado por Giffords tem fronteira de 185 quilômetros com o México. O juiz John Roll e a congressista Gabrielle Giffords eram conservadores. Vêm de distintos partidos políticos, mas ambos eram moderados. E ambos acreditam num Estado de Direito.

KENNETH MAXWELL escreve às quintas-feiras nesta coluna.

Tradução de PAULO MIGLIACCI



Texto Anterior: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Navegar é preciso
Próximo Texto: TENDÊNCIAS/DEBATES
Alberto Murray Neto: O esporte precisa de políticas públicas

Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.