São Paulo, sexta-feira, 13 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Desencontros

SÃO PAULO - A apresentação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a outras altas autoridades dos 12 mil jovens que trabalharão no Pan foi marcada por brigas e ofensas entre rapazes e moças que moram em favelas onde o tráfico de drogas é controlado por facções inimigas, conforme o relato de Sergio Torres nesta Folha.
Se brigam na presença do presidente e da inevitável e nutrida segurança que acompanha permanentemente as autoridades, imagine-se o que não pode acontecer quando ficarem a sós diante dos milhares de atletas e visitantes que participarão ou acompanharão o Pan do Rio.
Lula talvez nem tenha visto os atritos, mas filosofou ocamente de novo ao dizer que, quando um jovem comete um crime, a imprensa dá grande destaque, mas nunca publica, "nem no rodapé", notícias favoráveis aos jovens carentes. É ignorar a natureza do jornalismo, desde sempre. Jovem que estuda (pobre ou rico) não é notícia, trabalhador que trabalha (pobre ou rico) não é notícia, avião que decola ou pousa no horário não é notícia, seja um teco-teco seja um jato de última geração.
Notícia por definição é jovem (pobre ou rico) que briga em festa do presidente, é trabalhador (pobre ou rico) que entra em greve, é avião que cai ou atrasa muito.
Aí vem o ministro da Justiça, Tarso Genro, e diz que as brigas entre os jovens foram meros "desencontros", "normais onde se reúne muita juventude". Se essa é a visão do ministro da Justiça, as "facções inimigas" que estão na origem da briga podem ficar tranqüilas.
Já o ministro da Defesa, Waldir Pires, diz ser "rotina" em países em desenvolvimento o caos aéreo recentemente visto por aqui. Vai ver que houve só "desencontros" entre passageiros e suas aeronaves.
Na verdade, o que há é um brutal "desencontro" entre a realidade e o presidente e seus ministros.


crossi@uol.com.br

Texto Anterior: Editoriais: Restrições ao álcool

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: O reinado Lula
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.