São Paulo, quarta, 13 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A estética do futebol

CARLOS HEITOR CONY
Rio de Janeiro - Posso estar enganado, mas é a primeira vez que o nosso futebol penetra no Museu Nacional de Belas Artes, tido como espaço nobre e acadêmico das artes plásticas no Brasil. O futebol, antes de ser um jogo e uma emoção, é uma plástica, um espetáculo visual em si, e nada de mais que seja introduzido ao lado de nossas maiores expressões da pintura e da escultura.
Devemos a façanha a Rubens Gerchman e Armando Nogueira, responsáveis pela exposição "A Estética do Futebol", que até o final do mês poderá ser visitada aqui no Rio. De Friedenreich a Ronaldinho, passando por Domingos da Guia, Leônidas, Heleno de Freitas, Zizinho, Didi, Nílton Santos, Ademir, Garrincha, Pelé, Gérson, Zito, Rivelino, Tostão, Zico, Romário, todos estão lá.
Olimpo de nossos deuses e panteão de nossos heróis, merecem ficar lá para sempre. Gerchman captou cada um deles a partir do logotipo com que penetraram em nosso imaginário. E os textos de Armando também fazem parte de nossa cultura; são momentos antológicos, que honrariam qualquer literatura.
Por falar nisso, a crônica esportiva entre nós já ganhou maturidade e autonomia artística. Tivemos Mário Filho e Nelson Rodrigues, temos Armando Nogueira com sua precisão vocabular, suas imagens surpreendentes. Ninguém melhor do que ele conseguiu definir o drible de Garrincha: "Para Garrincha, a superfície de um lenço era um latifúndio". Sobre Friedenreich: "Foi ele que ensinou o caminho do gol à bola brasileira".
Rubens Gerchman está onde devia: num museu nacional, ao lado de Pedro Américo, Victor Meirelles e Bernadelli. Armando ainda está deslocado. Precisam colocá-lo na Academia, uma reparação à memória de Mário e Nelson e uma justiça para com o melhor texto de nossa imprensa esportiva. E, sobretudo, para que o futebol, depois de entrar no Museu Nacional, entre afinal na imortalidade.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.