São Paulo, sexta-feira, 13 de agosto de 2004

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PACTO NO TRANSPORTE

É positiva a notícia de que a Prefeitura de São Paulo e o governo do Estado firmaram acordo para solucionar a disputa entre a SPTrans, órgão municipal que gerencia o transporte, e a EMTU, a empresa estadual do setor. Com o entendimento, que permitirá o tráfego dos coletivos intermunicipais nos corredores conhecidos como "passa-rápido", ganham usuários do transporte público na cidade.
Embora as divergências entre Estado e município a esse respeito tenham se intensificado por ocasião da proibição do tráfego de ônibus intermunicipais pelo corredor Jardim Ângela-Guarapiranga-Santo Amaro, a disputa não é nova. Há algum tempo, veículos de linhas intermunicipais, sob comando do governo estadual, foram proibidos de utilizar as vias exclusivas de ônibus construídas durante a gestão do PT.
Segundo a prefeitura, os coletivos intermunicipais não poderiam usar os corredores por não possuírem porta lateral à esquerda, requisito para o tráfego pelo "passa-rápido". O problema foi contornado pela implementação de um sistema de baldeações pelo qual os usuários trocariam gratuitamente de veículos ao chegarem nos terminais da prefeitura.
É positivo também que o acordo contemple, em certa medida, a integração tarifária. Passageiros oriundos de Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu, na Grande São Paulo, que são os primeiros beneficiados pelo pacto, terão a tarifa reduzida de R$ 2,30 para R$ 1,70 e poderão trocar de ônibus na capital, durante duas horas, sem pagar a tarifa novamente.
Parcerias que beneficiem os cidadãos serão sempre bem vindas e dignas de elogios. É de lamentar que interesses partidários tornem esses entendimentos menos freqüentes do que o desejável.
Resta, porém, em relação ao transporte municipal, que a prefeitura preste esclarecimentos sobre o valor do subsídio embutido no bilhete único -que é uma das principais peças eleitorais da prefeita Marta Suplicy.


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