São Paulo, segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Até breve

BRASÍLIA - "Numa capital onde havia mais jornalistas -cerca de 1.400- do que congressistas e onde os colunistas podem ficar no poder durante décadas, enquanto os políticos vêm e vão, há um desejo compreensível de parte dos políticos de cooperar com a imprensa, lisonjeá-la e, se possível, confundir com confidências os jornalistas mais importantes ou críticos. Contudo, um dos resultados da cooperação íntima entre a imprensa e o governo é que acabam, freqüentemente, protegendo os interesses um do outro, e não os do público que supostamente representam". Essa descrição precisa não se refere a Brasília, mas a Washington.
Está em "O Reino e Poder", livro seminal de Gay Talese sobre a história do "New York Times".
Estou em Brasília há 11 anos. Já há mais congressistas a quem chamo pelo prenome do que aqueles aos quais ainda me dirijo usando o tratamento correto -"senhor deputado" e "senhor senador". Não creio defender os interesses dos políticos mais do que os do público.
Mas observo o fenômeno com inquietante freqüência na fauna local. Brasília é uma cidade pequena.
Propícia à promiscuidade. O Distrito Federal passou dos 2,1 milhões de habitantes. Mas o Plano Piloto, onde circulam os políticos e os "cognoscenti" da capital, tem menos de 500 mil pessoas. Tropeça-se em fontes por aqui.
As notícias se relativizam. Tenho a impressão de que tudo o que escrevo já escrevi antes. Pergunto-me hoje, uma década de Planalto nas costas, quanta coisa tem passado pela minha frente sem ter sido tratada com a devida atenção.
O pesadelo da acomodação provoca calafrios. Um período de "aggiornamento" é desejável. A Folha me dá esse privilégio pelos próximos 12 meses. Estarei em Harvard, nos EUA, com uma "fellowship" da Fundação Nieman. Volto antes das eleições de 2008. Até breve.

frodriguesbsb@uol.com.br


Texto Anterior: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: Batalha paulistana
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Ruy Castro: O Brasil acoelhado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.