São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIDADE OBESA

A epidemia global de obesidade não poupa a cidade de São Paulo. Como a maioria das metrópoles, ela oferece um ambiente extremamente favorável ao aumento de peso: ampla oferta de alimentos calóricos, empregos tipicamente sedentários e poucas oportunidades para a prática de exercício físico. Não chega a surpreender, portanto, que o problema tenha crescido acentuadamente na cidade nos últimos anos.
Pesquisa da Secretaria Estadual da Saúde mostra que a obesidade entre homens teve um incremento de quase 100% entre 1987 e 2001-2002. Entre as mulheres, o aumento foi de 61%. São dados preocupantes quando se considera a miríade de moléstias às quais o excesso de peso está associado: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e até cânceres.
Para agravar ainda mais a situação, a medicina vai descobrindo que lidar com a obesidade é bem mais difícil do que pode parecer. Pesquisas mostram que emagrecer é relativamente fácil, mas a maioria dos pacientes que se submete a um tratamento para perder peso o recupera em até um ano após o relaxamento da terapia.
Existem também razões evolutivas para o problema. No ambiente difícil no qual a humanidade viveu a maior parte de sua história, a seleção favoreceu a conservação de genes capazes de armazenar energia na forma de gordura. As condições de vida tornaram-se mais favoráveis, mas o organismo ainda opera nos padrões anteriores. Ele está programado para poupar o máximo, ao passo que o ambiente oferece muito mais calorias e induz a gastá-las em quantidades menores do que seria necessário.
Como é muito difícil transformar tanto o ambiente como a programação genética, não se podem esperar medidas de grande eficácia. O caminho é a ação educativa que estimule a atividade física, alerte para os riscos da obesidade e difunda noções de alimentação saudável. Como sabe, porém, a maioria dos médicos, esses conselhos dificilmente serão seguidos à risca por todos.

Texto Anterior: Editoriais: GUERRA DOS FERIADOS
Próximo Texto: São Paulo - Clóvis Rossi: A mulher e a prefeita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.