São Paulo, segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Maracutaia
"Ao que Janio de Freitas chama, comedidamente, de meganegócio, ("Meganegócio e outros megas", Brasil, pág. A11, 13/1), eu chamo de maracutaia. As tratativas para que a Oi/Telemar adquira a BrT, ao arrepio da lei, me remetem ao Orçamento de 2008 da União, onde foi incluído um tributo, a CPMF, que deveria ser extinto em 31/12/2007. É maracutaia impor situações ilegais como fatos consumados para posterior legalização."
ARMANDO NAVARRO DE ANDRADE (Santos, SP)

Chávez e as Farc
"O caudilho fanfarrão Hugo Chávez voltou a nos brindar com a sua usual verborragia impertinente. Agora deu para enaltecer as Farc - que nada mais são do que um grupo de delinqüentes terroristas que sobrevive de seqüestros e do narcotráfico-, rogando aos governos latino-americanos e europeus a não considerarem-na uma organização terrorista, mas, sim, "forças insurgentes que têm um projeto político bolivariano que, aqui (na Venezuela), é respeitado". Já que o caudilho tem esse apreço todo por esses delinqüentes, por que não os convida a expandir seus "projetos bolivarianos" e constituir bases nas florestas venezuelanas?"
PAULO RIBEIRO DE CARVALHO JÚNIOR (São Paulo, SP)

Chávez e a AL
"O leitor Josué Hentz ("Painel do Leitor", 12/1) queixa-se de que, nos últimos anos, o presidente Chávez estaria se intrometendo na política interna de Peru, Bolívia, Equador e Argentina. Talvez o senhor Hentz prefira e julgue benéfica a secular intromissão dos Estados Unidos neste mesmo subcontinente, que o Tio Sam considera, desde 1823 (doutrina Monroe), o seu próprio quintal e em cujo lixo governaram, felizes, notórios pintos democráticos, como Stroessner, Fujimori, Menem, Pinochet, Banzer, Médici..., estes, sim, campeões da "estabilidade" latino-americana."
FABRIZIO WROLLI (São Paulo, SP)

Esporte
"O senhor Orlando Silva, ministro do Esporte, usa no seu artigo ("O ano em que torcemos juntos", "Tendências/Debates", 13/1) um tom muito próximo ao nacionalismo dos nossos militares-ditadores, de tão triste memória. Utilizando-se de números do Ibope, tenta conferir à organização do Pan um brilho e profissionalismo que não correspondem à realidade. Além disso, evoca o sucesso de nossos atletas -estes, sim, verdadeiros heróis- como um feito do governo. Deveria ele saber que, contra fatos, os seus argumentos desmoronam. O nosso esporte continua na mais absoluta carência. Salvo algumas federações esportivas mais organizadas, o que se vê no resto são verdadeiros czares do esporte ganhando dinheiro e controlando politicamente suas modalidades. Além disso, continuamos a desperdiçar talentos pela falta de uma política séria que estimule o esporte desde o ensino fundamental."
SAMANTHA FERREIRA LIMA (Campo Grande, MS)

Ilustrações
"Como assinante da Folha há uns 40 anos, adquiri o hábito de examinar criticamente todos os textos publicados e também as ilustrações dos vários cadernos. Têm me chamado a atenção, especialmente, as ilustrações assinadas, na página A3, por Paulo Monteiro e por Ester Grinspum. Perdoem-me a ignorância nessa área, já que sou jejuno na matéria, mas a impressão que se tem é a de que o trabalho não é feito com seriedade, já que poderia ser assinado por uma criança de 5 ou 6 anos. Não me passa pela cabeça fazer exercício de crítica gratuita, mas, sinceramente, eu gostaria de entender a mensagem subliminar, se é que há alguma, dos trabalhos assinados pelos dois profissionais, já que, esteticamente, não dizem absolutamente nada."
ADEMAR QUIRINO DA SILVA (Birigui, SP)

Universidade
"A reportagem "Mal colocada em ranking, Unesp premia pesquisa" (Ciência, 11/1) lida de modo parcial, simplista e equivocado com os dados que apresenta. O ranking citado não considera apenas as 28 instituições da tabela na qual a Unesp figura em 21º lugar no critério de citações por artigo (e não em 22º, como consta erroneamente da reportagem), mas um total de 401 institutos e universidades. Além disso, a reportagem omite que esse mesmo levantamento coloca a Unesp em sétimo lugar no critério baseado no índice de Hirsch (número de artigos com número equivalente de citações). Desse modo, não faz sentido afirmar que a Unesp está "mal colocada no ranking de impacto da ciência brasileira", conclusão não endossada nem mesmo pelo autor dessa tabulação, o bioquímico Rogério Meneghini."
MAURÍCIO TUFFANI , assessor de comunicação e imprensa da Unesp (São Paulo, SP)

Resposta do jornalista Rafael Garcia - Em entrevista à Folha, Rogério Meneghini, considera a colocação da Unesp inferior à que deveria ter uma universidade de tal porte. Sobre a colocação da universidade no ranking, veja abaixo a seção "Erramos".

Metrô
"Em relação ao texto "Para moradores, acordos são "ridículos" (Cotidiano, 13/1), cabe esclarecer que sempre me apresentei como assessor de imprensa, e não como representante do Consórcio Via Amarela. Sempre que procurados pela Folha, atendemos de forma profissional, por meio de entrevistas ou notas oficiais. Uma conversa informal foi reproduzida indicando valores de indenizações que, apesar de mencionados hipoteticamente, a título de exemplo, foram tratados como valores efetivos."
RENATO MIRANDA , assessor de imprensa (São Paulo, SP)

Resposta do jornalista Filipe Marcel - O assessor se apresentou como representante do consórcio. Em nenhum momento ele disse que estava falando hipoteticamente em relação aos valores citados.

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: Marinho Sampaio, vereador pelo PMDB (Ribeirão Preto, SP); Silvio Martins, vereador pelo PMDB (Ribeirão Preto, SP); Facioli Consultoria (Ribeirão Preto, SP); Criar - Sistema de Ensino de Língua Portuguesa (Ribeirão Preto, SP); Milagre do Verbo (Ribeirão Preto, SP); Centro de Atividades Educacionais Especializadas (Ribeirão Preto, SP); Feraesp - Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Araraquara, SP); UCI Cinemas (Ribeirão Preto, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Sebastião Almeida: Sacolas plásticas e engodos

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.