São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editoriais

Crédito empresarial

OS EMPRÉSTIMOS para as empresas dispararam. O saldo de operações com recursos domésticos livres para as pessoas jurídicas avançou 42,1% no período de 12 meses findo em maio. As operações ainda se concentram, porém, no curto prazo. São de prazo curto ou curtíssimo 57% das operações de crédito com pessoas jurídicas.
A linha de capital de giro tem se revelado especialmente dinâmica. Em maio, o saldo da modalidade atingiu R$ 126,6 bilhões, 77,6% a mais do que no mesmo mês de 2007. A expansão da atividade econômica amplia as necessidades de capital de giro: tanto as contas a receber como as contas a pagar das empresas crescem. O crédito bancário viabiliza compras de matérias-primas e financiamento das vendas.
No entanto, apesar de as linhas de capital de giro, por seu prazo curto, serem mais adequadas ao financiamento das necessidades correntes das companhias, boa parte desses recursos tem sido direcionada para investimentos em ampliação de capacidade produtiva. Ou seja, um número crescente de empresas estaria assumindo dívidas de prazo curto para adquirir máquinas, equipamentos e instalações.
Esse movimento está sendo feito sobretudo por empresas de pequeno porte, sem acesso ao mercado de capitais. É mais um sintoma da necessidade de que sejam ampliados os instrumentos de longo prazo disponíveis no sistema bancário nacional para financiar investimentos.
Outra limitação diz respeito ao alto custo do crédito. Nas operações de capital de giro, os juros subiram para 31,3% ao ano. Nas contas garantidas (um cheque especial para empresas), chegaram a 66,4% ao ano.
É provável que o BC determine novos aumentos da taxa básica de juros nos próximos meses. Com isso, a perspectiva é de encarecimento adicional do crédito -diante do qual empresas endividadas deveriam se acautelar.


Texto Anterior: Editoriais: Excessos em rede
Próximo Texto: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: Mocinhos e bandidos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.