São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Eleições
O Brasil está precisando urgentemente de políticos arrojados, inteligentes e principalmente honestos. Temos que lutar para que os maus políticos não se reelejam e que abram vagas para aqueles que têm qualidades e assumem seus atos e atitudes, que só querem trabalhar em prol da população, não se locupletar com desvios de verbas públicas. Vamos banir aqueles que prometem e não cumprem.
DEBORAH FARAH (Rio de Janeiro, RJ)

 

O candidato a presidente José Serra afirma não haver "perigo de assinar sem ler": "Sou cricri. Sempre escrevi meus textos" (""Dilma é mais fraca que PT", diz Serra", Poder, ontem). O candidato esquece que, nas eleições para prefeito, escreveu o texto e assinou, afirmando categoricamente que se eleito não abandonaria a prefeitura para se candidatar a governador. E agora, José?
FRANCISCO STANGUINI (São Caetano do Sul, SP)

 

Mônica Bergamo (Ilustrada, 11/7) nos mostra quão ignorantes são alguns dos nossos pretensos candidatos ao Senado Federal.
Netinho de Paula nos dá uma aula sobre o comunismo à moda lulista. Quanta "ingenuidade".
Como pretendemos melhorar nossa educação se os responsáveis pela elaboração das leis nem mesmo leem sobre o que pregam?
Pobre Brasil, que está sendo nivelado por baixo.
LEILA E. LEITÃO (São Paulo, SP)

Código Florestal
Deveras interessante o artigo de Ricardo Young ("As florestas e o clima", 12/7). Estamos, realmente, diante de um momento em que se ressalta o maniqueísmo que apresenta, de um lado, a "produção agropecuária" e, de outro, a "proteção ambiental".
Em pleno século 21, quando a expressão "desenvolvimento sustentável" está mais do que disseminada e começa, em algumas ações públicas e particulares, a se apresentar em termos práticos, um deputado que supostamente representa pequenos agricultores oprimidos visa, efetivamente, defender os interesses da vertente mais estúpida do agronegócio brasileiro: aquela que só pensa no lucro rápido e fácil, pelo espólio do capital natural de que todos somos titulares.
JOSÉ ANTÔNIO TIETZMANN E SILVA (Goiânia, GO)

 

É muito triste, como agricultor, ver que muitos dos centros urbanos, como o colunista Ricardo Young, tratem de forma tão simplista a defesa do meio ambiente, desconhecendo que, por trás do atual Código Florestal, existem milhares de agricultores que teriam 20% de suas áreas expropriadas para efeito de reserva legal. É justo que, em prol do ambiente, só nós agricultores arquemos com esse ônus?
PAULO ANTONIO BANNWART (Assis, SP)

TV
Parabenizo o senhor Emílio Odebrecht pelos artigos publicados aos domingos; sempre pontuais e plenos de bom senso. Espero que nossos talentosos autores (de novelas) tenham lido "As novelas e a educação" (Opinião, 11/7) e refletido na importante contribuição que eles podem dar na formação do povo brasileiro.
REGINA STELLA DE ALMEIDA SOBRADO BUCHALLA (Presidente Prudente, SP)

 

Desconheço os fatos relativos à demissão de Gabriel Priolli, diretor por uma semana na TV Cultura, que estaria realizando uma reportagem sobre os pedágios em São Paulo.
Mas minha visão é de que, num ano eleitoral, se um veículo de comunicação pretende fazer uma matéria de conteúdo crítico sobre um candidato, deveria fazer o mesmo sobre os demais.
Minha sugestão: os pedágios de São Paulo e o PAC do governo federal.
SUELI MARIA FONSECA RICHERS (São Paulo, SP)

Caso Bruno
A morte de Elisa recoloca o debate sobre o agravamento das penas no cardápio de oportunismos do banquete eleitoral. O Senado, até agora inerte, volta a falar em agravar penas, unindo fisiologistas de todos os matizes. Enquanto isso, continua intacta a verdadeira causa do problema: a terrível incompetência dos políticos e autoridades em relação à criminalidade.
A polícia deve explicações sobre mais esse crime, porque o suposto assassino, embora respondendo por outros crimes bárbaros, tinha livre trânsito no seu meio. O Ministério Público também é responsável porque, se tivesse agilizado as investigações, pedido a prisão temporária do ex-policial e realizado o controle externo da polícia, Eliza não teria morrido. Infelizmente, políticos e autoridades só atuam cutucados pela mídia.
JOEL GERALDO COIMBRA (Maringá, PR)

Copa-2014
Oscar Niemeyer, Gisele Bündchen, Paulo Coelho, Ivete Sangalo e Hans Donner participaram na escolha do logo da Copa do Mundo de 2014. São pessoas conhecidas pelo Brasil afora, mas nem por isso poderiam, em nome do povo, escolher o logo suprimindo o azul e colocando em seu lugar um "2014" na cor vermelha. O lance das mãos na taça também não pegou bem, haja vista a roubalheira, ainda não resolvida, que temos presenciado.
MODESTA TRINDADE THEODORO (Belo Horizonte, MG)

Educação
Oxalá a imprensa abrace a importante causa levantada no artigo da indispensável Anna Veronica Mautner, "Falta de Treino" (Equilíbrio, ontem), e que a sociedade force nossos políticos a mudar esse cruel sistema de ensino paulista, que finge que ensina, podando o futuro das novas gerações.
Acho, porém, muito difícil, pois o partido do candidato Alckmin vê nesse sistema de promoção automática um meio de reduzir custos com a educação, enquanto o partido do candidato Mercadante tende a ver todo aluno como coitadinho, que não deve ser reprovado, pois estaria se frustrando. Os sindicatos defendem essa última ideia. E quem quer ouvir os professores e os pais de alunos?
JAIR DA SILVA SANTOS (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Martin Grossmann: A atualidade do Centro Cultural São Paulo

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.