São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Painel do leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Seqüestro
"Estamos chegando lá. Após ondas de ataques, rebeliões em presídios etc., seqüestram jornalista e auxiliar técnico da Globo para levar ao ar DVD com denúncias e pedidos relativos ao sistema prisional, em linguagem com alguns erros, mas eivada de terminologia e impostação jurídica. O PCC nem precisa contratar auxílio técnico da Al Qaeda ou similares: desenvolve suas práticas já plenamente adaptadas ao país."
CELIO LEVYMAN (São Paulo, SP)

Lula
"Após sua entrevista no "Jornal Nacional", fica a pergunta: depois de três anos e meio no governo, se o presidente Lula ainda não sabe o tamanho do país que governa e muito menos o que se passou na Casa Civil e no Ministério da Fazenda, o que ele realmente sabe? Temos certeza de que a provável resposta seria a escalação do Corinthians, com todo respeito à nação alvinegra."
ATALIBA RODRIGUES FILHO (São Paulo, SP)

Entrevistas
"Simplesmente vergonhosos, para um jornal que se diz imparcial, os títulos discriminatórios da Folha desta semana que passou relativos às entrevistas de Lula e Alckmin ao "Jornal Nacional". O ombudsman tem razão ao dizer que a Folha usou de dois pesos e duas medidas no caso das entrevistas."
BENJAMIN EURICO MALUCELLI (São Paulo, SP)

Sanguessugas
"Muito boa a idéia de colocar as fotos dos 72 acusados na CPI dos Sanguessugas (Brasil, pág. A4, 11/ 8). Os eleitores deveriam recortar a matéria e guardar estas fotos, já que a memória sempre acaba fraquejando e o povo vota novamente em um candidato que não merecia ser eleito para um cargo político."
AYALA F. MOITINHO (Campinas, SP)

 

"Como evangélico, peço desculpas à nação por este péssimo exemplo, sobretudo porque somos uma comunidade de gente séria que costuma doar o sangue. No entanto, seria interessante saber por que a CPI não classificou os outros membros desta máfia por sua filiação religiosa. Pau que dá em Chico não deveria dar em Francisco?"
ZIEL MACHADO (São Paulo, SP)

Biografia
"Cumprimento o sr. Octavio Frias de Oliveira pelo lançamento de seu livro, do qual tive notícia, em 13 de agosto, por meio da reportagem do excelente Frederico Vasconcelos. Tive a oportunidade de conviver, mesmo que brevemente, com o sr. Frias e admiro seu percurso de empresário corajoso e jornalista destemido, que criou, superando obstáculos ao longo do tempo, um dos melhores grupos de comunicação da América Latina, com a Folha e o UOL, dirigidos com igual qualidade por seus filhos Otavio e Luís, que, como o publisher, contribuem para enraizar a independência como uma das cláusulas fundamentais não só do jornalismo como de qualquer profissão num mundo democrático."
RÉGIS BONVICINO (São Paulo, SP)

Aposentados
"Que injustiça estão fazendo com os aposentados! Há um desconto de 11% de imposto de renda mensalmente nos pagamentos e reajustam em 5,01% os salários. Isto sim que chamo de vergonha, de escárnio. Os aposentados, certamente, têm uma grande curiosidade e gostariam de perguntar: "Senhores políticos, vocês saberiam viver com um salário mínimo de R$ 350 mensal? Vocês aceitariam depender da boa vontade ou do reconhecimento de cada filho e se humilhar todo mês por uma ajuda financeira para poder sobreviver? Eu mesma lhes responderei: "É claro que não!" Sem comentários."
SUELY REZENDE PENHA (Campinas, SP)

Olavo Setubal
"Por admirar o sr. Olavo E. Setubal, me apressei em ler sua entrevista (Dinheiro, 13/8). Qual foi o meu espanto quando percebi o seu desinteresse em opinar sobre os temas abordados. Dizem que quando ficamos mais idosos nos tornamos insolentes e até com alguma dose de cinismo. Cidadão de inquestionável destaque social como o sr. Setubal jamais poderia responder às questões colocadas com tanto descaso."
JOSÉ OSCAR DA SILVA LOPES (Uberaba, MG)

 

"Tenho uma contribuição ao pensamento de Olavo Setubal: que tal o setor bancário distribuir parcela de seus lucros astronômicos entre os mais pobres, por meio da queda da taxa de juros? Assim, melhorando as condições de vida destes, a taxa de natalidade cairia, a exemplo do que historicamente ocorreu em países civilizados."
CARLOS MAGNO SILVA CARVALHO (Brasília, DF)

Negros
"Causa-me espanto, quando se debate sobre a atribuição de cotas para o ingresso dos irmãos de raça negra nas universidades, no serviço público etc., a falta de um pronunciamento contundente das inúmeras associações, pretensamente defensoras dos direitos dos negros no Brasil, sobre a atuação dos personagens "Foguinho" e Ellen na novela "Cobras e Lagartos", exibida pela Rede Globo. Reclamou-se durante muito tempo de que aos atores negros só eram atribuídos papéis de serviçais, motoristas e outros de menor gabarito social, embora seus personagens tivessem um procedimento moral inatacável. A Ellen e o "Foguinho", mercê da excepcional atuação de Taís Araújo e Lázaro Ramos, nos mostram dois indivíduos absolutamente amorais, recalcados, chegando próximo ao limite da deficiência mental, contrariando tudo aquilo que se poderia esperar de qualquer cidadão, independentemente da cor de sua pele, que tivesse alcançado, por qualquer meio que fosse, a tão sonhada chance de ascensão social."
CARLOS TORRES (Curitiba, PR)

Corinthians
"Como torcedor do Corinthians há quase 50 anos, nunca estive tão triste, desconsolado e desiludido com o time como agora. Nem nos 22 anos que ficamos sem ganhar título a crise foi tão vergonhosa. Naquela época não tínhamos grandes estrelas, mas tínhamos orgulho da raça corintiana. Agora temos um bando de mercenários que não estão nem aí com o glorioso timão. Tomem vergonha na cara, atletas do Corinthians. Vocês estão deixando milhões de pessoas tristes em todo o Brasil, com as atitudes que estão tomando. Deixar de torcer não deixo nunca, pois não fiz isso na época das vacas magras. Mas preferiria perder com um time de menos estrelas e mais guerreiros."
JOSÉ ELIAS AIEX NETO (Foz do Iguaçu, PR)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Jorge Bornhausen: Constituinte, não

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.