São Paulo, terça-feira, 14 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Eleições
A propaganda eleitoral atingiu um nível de baixaria e de zombaria para com o eleitor jamais visto. Muitos candidatos sem a menor qualidade irão se eleger. Alguns mal sabem falar, ler e escrever. A Ficha Limpa é um grande avanço, mas é pouco.
HABIB SAGUIAH NETO (Marataízes, ES)

 

Concordo com a proposta de Vladimir Safatle (Eleições 2010, ontem) de uma "abertura do sigilo fiscal de todos os que ocuparam o primeiro escalão do governo federal". E vou mais longe: que sejam abertos (vejam a sutileza em relação ao verbo "quebrar") os sigilos fiscais de todos aqueles que ocuparam ou vão ocupar cargos públicos, e não só no Executivo.
FLÁVIO IRALA (Curitiba, PR)

 

Excelente o artigo da ombudsman Suzana Singer no domingo passado ("O ataque dos pássaros", Eleições 2010). Sugiro à Folha que faça com Serra o que está fazendo com Dilma.
Mostre a situação das escolas estaduais (o nível dos alunos, os salários dos funcionários, os cursos de atualização oferecidos etc.), a situação da saúde, o valor dos pedágios, o boletim escolar do candidato... Colham depoimentos de quem vigiava Serra durante o período da ditadura... E acrescentem outros dados importantes, como a reação do ex-governador às greves na educação, na saúde, na Polícia Militar e no Judiciário.
A democracia agradecerá.
SÔNIA M. FORESTO CRISPIM (Ribeirão Preto, SP)

 

A senhora Suzana Singer só faltou colocar o seu número de afiliação ao PT em seu comentário de domingo. Lamentável.
NILZA PEREIRA RUBO (São Paulo, SP)

 

Com todo o respeito à verve humorística de José Simão, esclareço que o número 360 não significa um giro de ida e retorno ao mesmo lugar nem sugere a denominação "candidato Tontura" (Eleições 2010, 10/9). É, sim, uma grande virada, diante de um círculo vicioso de políticos que a população não mais aceita, para dar espaço a senadores compromissados com a moral e a ética.
CIRO MOURA , candidato ao Senado pelo PTC (São Paulo, SP)

Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde refuta o texto "SP boicota vitrines federais na saúde" (Eleições 2010, 12/9) e esclarece que o governo paulista não boicota e não ignora os programas implantados pelo Ministério da Saúde. Se houvesse boicote, a secretaria não teria aprovado, pela Comissão Intergestores Bipartite, a implantação de 124 UPAs no Estado.
O raciocínio da reportagem para dizer, maldosamente, que São Paulo boicota os programas federais parte do pressuposto de que não é possível participar de programas de saúde de forma complementar, sem destinação de verba direta, como é o caso do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) e das UPAs.
O Ministério da Saúde não participa diretamente, por exemplo, do projeto de implantação dos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) do governo estadual, que é realizado em parceria com prefeituras, mas atua de forma complementar no financiamento da média e alta complexidades. A participação federal no financiamento do Instituto do Câncer Octavio Frias de Oliveira é de cerca de 7% de seu custeio anual. Isso não significa boicote aos programas estaduais, mas talvez o fosse pela ótica da Folha.
O jornal também erra ao dizer que a secretaria informou que os AMEs suprem o papel das UPAs.
Jamais a pasta fez tal afirmação. A secretaria disse que, em razão do alto número de postos de saúde no interior e no litoral do Estado para a realização de pronto-atendimento, optou por ampliar a rede de consultas com especialistas e exames de diagnóstico, por intermédio da implantação dos AMEs.
VANDERLEI FRANÇA , coordenador de comunicação social da Secretaria de Estado da Saúde (São Paulo, SP)

RESPOSTA DO JORNALISTA RICARDO WESTIN - São Paulo é um dos poucos Estados que não destinam verbas ao Samu e às UPAs. No Estado, as contas são pagas só pelo governo federal e pelas prefeituras. A Folha não errou: a Secretaria da Saúde informou por nota que as AMAs (assistências médicas ambulatoriais) da Prefeitura de São Paulo -e não os AMEs do governo estadual- "desempenham o mesmo papel das UPAs".

Aposentadoria
Lula está antigo ao sugerir que nas novas leis de aposentadoria a mulher deve ter de trabalhar menos anos devido à sua "dupla jornada". Se estamos legislando para o futuro, para casais jovens, devemos ter uma lei para a família do futuro, com todas as mudanças culturais e amenidades.
Creches, escolas de horário integral, aparelhos domésticos (aspirador de pó, máquinas de lavar e de secar etc.) e a crescente participação dos maridos no trabalho doméstico retiram muito da "dupla carga de trabalho".
FLAVIO DE OLIVEIRA FERREIRA (Rio de Janeiro, RJ)

Nós, caretas
Visando a segurança dos brasileiros, o Contran acaba de obrigar os condutores a incluir mais um item entre os acessórios: a cadeirinha para crianças.
Acho que, visando essa mesma segurança, já está passando da hora de o Contran tomar providências no sentido não de incluir, mas de excluir um acessório: o som automotivo hipersuperpotente, que tem infernizado a vida de muitas pessoas.
Como se não bastasse a poluição que o automóvel causa, inconsequentes estão se julgando no direito de transformar os seus automóveis em verdadeiros bailes funk e raves ambulantes.
Isso é insuportável para nós, caretas, que não vivemos sob o efeito de drogas. Quando as autoridades vão começar a agir?
GERALDO MAGELA DA SILVA XAVIER (Belo Horizonte, MG)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Natalia Mori e José Antonio Moroni: Presença feminina na política

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.