São Paulo, sábado, 15 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Oposição à deriva

BRASÍLIA - As CPIs estão para a corrupção assim como o vento está para o frio em Estocolmo no inverno. Quando venta, a sensação de frio cresce na cidade sueca. No Brasil, a instalação de uma CPI dá a impressão de corrupção infinita no país.
É evidente que o PT e Lula fizeram muitas estripulias no poder. A degradação foi grande. Há fios desencapados com risco de curtos-circuitos. Mas as pesquisas mostram que o eleitorado se recusa a creditar a Lula a responsabilidade maior pelo pântano moral reinante em Brasília.
Quando Fernando Collor sofreu o impeachment, em 1992, a popularidade de seu governo estava em 9%. A administração Lula marcou 37% no início deste mês.
Essa abulia infinita do eleitorado talvez tenha origem na leniência além da média aqui nos trópicos. OK. Mas é um exagero concluir que a população emburreceu politicamente nos últimos 14 anos -até porque foi o período em que o Brasil passou pelo iluminismo (sic) tucano, com FHC oito anos no Planalto.
A oposição anda histérica. Não consegue furar o bloqueio criado pelo binômio "eleitor acomodado-economia crescendo". Líderes do PFL e do PSDB espalham boatos sobre as próximas acusações contra Lula e culpam a mídia se nada acontece.
Enquanto tucanos e pefelistas esperam o tal extrato bancário de Paulo Okamotto, o governo avança. O PT coloca no ar semana que vem comerciais dizendo que Lula terá inflação mais baixa do que FHC, crescimento médio mais alto e caminhões de dinheiro para os pobres. São fatos difíceis de serem contestados.
Pode não ser o Brasil ideal. Aliás, não é. Mas, por enquanto, dá para o gasto para Lula e o PT se agüentarem lá em cima. A não ser que PSDB e PFL convençam os eleitores de que são mais honestos e, desta vez, farão o país crescer de maneira mais acelerada. A tarefa não é fácil.

@ - frodriguesbsb@uol.com.br


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Um país provisório
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: O judas do Cantizano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.