São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Realinhamento

BRASÍLIA - Mais um exemplo de como o presidente Fernando Henrique Cardoso trabalha nos bastidores para ajudar a candidatura de José Serra ao Palácio do Planalto.
O encontro de FHC com o banqueiro Daniel Dantas, no início deste mês, deveria ser reservado. Vazou. Aos poucos, surgem detalhes da conversa da noite de 3 de maio no Palácio da Alvorada.
Teve participação ativa no contato o empresário Roberto Amaral, ex-funcionário de empreiteira e ajudante de FHC nas horas difíceis. Amaral hoje pode pegar em um telefone e falar tanto com o presidente da República como com Daniel Dantas.
O encontro tratou de vários temas. Um deles foi a relação da Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil) com o Opportunity, o banco de Daniel Dantas.
A Previ anda às turras com o Opportunity. Há risco real de o banco perder ou ver reduzido seu papel de gestor do dinheiro desse fundo. Seria catastrófico para o banqueiro.
Acertou-se então que uma pessoa de confiança do ministro da Fazenda, Pedro Malan, colocará "ordem" (sic) na Previ. Na prática, trabalhará para realinhar os interesses do fundo de pensão com os do banco Opportunity. Grande negócio.
Esse realinhamento pode não ter nada de ilegal. É uma decisão política. Trará frutos imediatos. Daniel Dantas é um dos responsáveis, não o único, pela onda de notícias desagradáveis sobre o processo de privatização. A idéia de ter havido um "propinoduto" em favor de gente ligada a tucanos não é boa para Serra.
Pacificada a Previ com o Opportunity, supõe-se que Daniel Dantas vá ser uma aresta aparada nesse jogo de contra-informação.
O realinhamento pode durar pouco. Por razões diferentes, Lula (PT) e Serra (PSDB), no Planalto, criarão obstáculos para o banqueiro recebido pelo presidente. Mas esse é um problema para o longínquo 2003. Por enquanto, FHC faz a sua parte a favor de si próprio e de Serra.


Texto Anterior: Madri - Clóvis Rossi: FHC 2003
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: A Argentina e Fujimori
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.