São Paulo, sexta-feira, 15 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

RUY CASTRO

Vizinho dos Baixos

RIO DE JANEIRO - Sou vizinho no Leblon de uma das mais deliciosas instituições cariocas: o Baixo Bebê. Trata-se de um quiosque na calçada da praia, perto do posto 12, com brinquedos na areia e estacionamento de carrinhos, para receber crianças trazidas por avós, mães ou babás. Ali se esquentam mamadeiras, trocam-se fraldas, contam-se piadas de pediatra e se discutem as últimas. No fim da manhã, o Baixo Bebê se esvazia; volta a encher no fim da tarde.
Ao lado do Baixo Bebê, só que mais informal e na areia, funciona outra instituição igualmente fascinante: o Baixo Vovô. São os senhores que se reúnem todas as manhãs para jogar vôlei na rede sempre armada. Ali há médicos, engenheiros, advogados, aposentados ou semi, que se conhecem e se estimam há décadas. A média de idade deve estar por volta dos 70.
O que, para quem não é do Rio, parece difícil de acreditar. A cor e a consistência da pele dos coroas lembram couro ao sol e a firmeza das cortadas revela longa intimidade com o esporte. O humor também é especial. Uma frase numa barraca no Baixo Vovô adverte: "Aqui todos ensinam. E ninguém aprende".
Números recentes do IBGE falam da população "idosa" e de há muito estabelecida na zona sul: 29,67% em Copacabana; 28,28% em Ipanema; 28,15% no Leblon -números surpreendentes para quem só enxerga praias e jovens nesses bairros. Mas eles atraem os mais velhos porque são planos, seguros, agraciados com toda espécie de serviços e, pela acachapante presença da natureza, capazes de conferir à "terceira idade" uma qualidade difícil de encontrar em outro lugar.
A velhice não precisa se resumir a uma cadeira de balanço diante da TV ou ao banho de sol no playground, de manta nas pernas, cachecol e boina. Aliás, quando comecei esta coluna, ocorreu-me uma simbologia ligando o Baixo Vovô ao Baixo Bebê, mas... esqueci!


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Mergulho providencial
Próximo Texto: Marina Silva: Recomeço

Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.