São Paulo, segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO DE BARROS E SILVA

Minas, claro enigma

SÃO PAULO - Vários analistas têm destacado que as eleições deste ano tendem a ser marcadas pela continuidade, a começar pelo favoritismo de Dilma Rousseff. A mais recente rodada de pesquisas do Datafolha reforça essa percepção.
Em São Paulo, Geraldo Alckmin ampliou ainda mais sua distância oceânica sobre Aloizio Mercadante (54% a 16%). Só um cataclisma pode ameaçar a reeleição em primeiro turno de Sérgio Cabral (PMDB), no Rio, e de Eduardo Campos (PSB), em Pernambuco. Cid Gomes (PSB), no Ceará, e Jaques Wagner (PT), na Bahia, também lideram e podem a liquidar a fatura em 3 de outubro.
Dos atuais governadores, a tucana Yeda Crusius, no Rio Grande do Sul, é a exceção à regra e caminha convicta para o cadafalso.
A grande incógnita desta eleição está em Minas Gerais. Apoiado pelo PT, o ex-ministro Hélio Costa (PMDB) sustenta 43% das intenções de voto. O atual governador, Antonio Anastasia (PSDB), tem só 17%. Mas ninguém, ainda, ousa dizer que as coisas estão decididas na terra de Drummond. O pupilo de Aécio Neves vai subir nas pesquisas -isso é barbada. A questão é saber se subirá o suficiente (ou a tempo) para bater o candidato de Lula numa disputa plebiscitária, em que não há terceiro nome.
Para complicar as coisas, Dilma ultrapassou Serra no Estado (41% a 34%). E já há petistas graúdos cochichando que Aécio só poderá ter êxito se estimular o voto "Dilmasia". Se a aliança com Costa, impingida ao PT mineiro por Lula, havia empurrado Aécio para perto de Serra, agora, com o favoritismo de Dilma e o aperto de Anastasia, as coisas novamente se complicam.
Uma parte do PT estaria disposta a ajudar "na moita" o candidato tucano, desde que Aécio, também "na moita", desse a mão ao petista Fernando Pimentel, rifando o aliado Itamar Franco para o Senado.
Numa eleição tão previsível país afora, Minas vai se firmando como território das interrogações, do enigma, das negaças.


Texto Anterior: Editoriais: Trilho e asfalto

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Pêndulos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.