São Paulo, segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Texto Anterior | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Rodoanel
"Em setembro, o Tribunal de Contas da União apontou como irregularidade grave a substituição dos tubulões de concreto previstos no projeto dos viadutos do trecho sul do Rodoanel por vigas pré-moldadas ("Obra usou material barato, aponta TCU", Cotidiano, ontem).
Na sexta-feira, três dessas vigas caíram sobre veículos, ferindo várias pessoas. De quem é a culpa? Das empreiteiras, que tentaram baratear os custos em detrimento da segurança? Dos fiscais, que não se preocuparam com as denúncias do TCU e deixaram o "erro" passar?
Quem vai pagar os custos provocados por esse "acidente'? Cabeças vão rolar como exemplo para que novos jeitinhos não ocorram no futuro? Existem mais vigas pré-moldadas irregulares no restante da obra? Muitas perguntas que retratam a displicência do governo em atacar a corrupção endêmica envolvendo obras públicas. E Lula ainda quer criar uma entidade para controlar e cooptar as decisões do TCU!"
SILVANO CORRÊA (São Paulo, SP)

 

"Está na hora de o Congresso encontrar uma forma vigorosa para inibir de vez as constantes catástrofes que tem ocorrido.
Descoberta a fraude em que haja possibilidade de pôr em risco a vida, independentemente do resultado, deveriam os responsáveis responder por tentativa de homicídio.
Na ganância por lucros fáceis, as más empreiteiras apresentam preços baixos para vencer licitações e depois mudam o material proposto por outro de menor valor."
HELIO FARIA (Santos, SP)

Mais opções
"Os "petistas/lulistas" se enfraquecerão com o apagão?
E os "peessedebistas/serristas", ruirão como as vigas do Rodoanel?
Precisamos ter mais opções nas eleições em 2010."
MÁRCIO ALEXANDRE DA SILVA (Assis, SP)

Filho de FHC
"Parabenizo o cidadão Fernando Henrique Cardoso pela decisão de reconhecer oficialmente o seu filho Tomas ("FHC decide reconhecer oficialmente filho que teve há 18 anos com jornalista", Brasil, ontem).
Ao mesmo tempo, lamento pelo jornalismo de gosto duvidoso praticado por esta Folha ao dar destaque a uma notícia que, quando muito, caberia na coluna de Mônica Bergamo, em cinco ou dez linhas.
Faltou respeito à mãe, que, por mais de 18 anos, mantém uma questão pessoal no espaço devido.
Filhos não escolhem seus pais, logo não podem ser punidos por seus "pecados"."
JOSÉ ALBERTO PEREIRA (São Paulo, SP)

 

"Sou um dos otários surpreendidos com a notícia de que FHC tem um filho com uma jornalista da Rede Globo.
Parabéns ao presidente Lula, que, mesmo sabendo do fato gravíssimo, não o quis usar nem em sua campanha nem durante o exercício da Presidência -ao contrário do que a Globo e Collor fizeram com ele em 1989.
O que mais me impressiona, no entanto, é que, por 18 anos, a grande imprensa e as emissoras deste país acharam por bem esconder o fato da opinião pública. Antes, durante e depois da Presidência de FHC."
FABRIZIO WROLLI (São Paulo, SP)

Aposentados
"PSDB e PT uniram-se na Câmara Federal para não aprovar o projeto de aumento aos aposentados, de autoria do senador Paulo Paim.
Os senhores deputados votaram com urgência os projetos do pré-sal, cujo petróleo talvez possa ser aproveitado daqui uns 15 anos.
Daqui até lá, 50% dos idosos já estarão mortos. Os políticos não percebem o crime que estão cometendo contra os aposentados?"
REINALDO CAMMAROSANO (Santos, SP)

Saber
"Fico muito feliz em saber que a Folha dá mais espaço -e, desta vez, um espaço especializado- à educação por meio da seção "Saber" (Cotidiano, às segundas-feiras).
Sou professor da rede pública estadual de Minas Gerais e sempre acompanho as notícias sobre educação pelo jornal, além de utilizar os textos e reportagens em sala de aula.
Havia muito que eu aguardava por esse canal, tão importante como a seção "Saúde" e o caderno Ciência.
Parabéns à Folha por mais esse passo importante a serviço do Brasil."
HUDSON BORGES ANDRADE (Campo Belo, MG)

Senado
"Segundo o Tribunal de Contas da União, salários ilegais, acima do teto estipulado para o Senado, consumiram R$ 50 milhões nos últimos cinco anos. Quase um milhão por mês!
É mais uma notícia do reino de Sarney. E, mais uma vez, isso não vai servir para nada. O máximo que pode resultar é na criação de mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que, depois de consumir uma quantidade enorme de dinheiro público, será arquivada pela dita Comissão de Ética.
A imprensa deveria sabotar toda e qualquer notícia que venha do Senado Federal até que os 81 senadores que lá estão sejam democraticamente substituídos.
As notícias que de lá partem, ou são sobre corrupção e desvio de verbas, ou são sobre desrespeito às instituições brasileiras, como foi o recente caso do senador Expedito Júnior (PSDB-RO), que foi cassado pelo Supremo Tribunal Federal, mas que continuou exercendo as suas funções, num absurdo desrespeito ao Poder Judiciário.
Notícias do Senado servem apenas para gastar material e tempo da imprensa e para irritar o cidadão brasileiro."
VICTOR GERMANO PEREIRA (São Paulo, SP)

Saúde
"A saúde pública de São Paulo vem sendo terceirizada há anos, e o governador Serra aprovou uma lei para terceirizar toda a rede estadual de saúde.
O secretário da Saúde do Estado disse que, com a lei, somente o Hospital Brigadeiro e os laboratórios serão terceirizados. Mas, no "Diário Oficial da Cidade de S.Paulo" do dia 12/9, foi publicada a portaria 1.590.
No primeiro anexo da portaria está a relação das unidades de saúde sob contrato de gestão.
Em outras palavras: é a relação das unidades de saúde administradas por OSS (organizações sociais de saúde).
Sou radicalmente contra a terceirização da saúde, porque é inconstitucional e é contra o SUS -Sistema Único de Saúde.
É um sistema prejudicial ao cidadão, porque um sistema privado visa lucro. E esse modelo torna precário o atendimento ao usuário."
MARIA DA CONCEIÇÃO LÉLIS DA FONSECA , funcionária pública municipalizada e participante do Fórum de Saúde de Campo Limpo (São Paulo, SP)

Minissaia
"Nesse lamentável episódio da estudante Geisy, que, em plena universidade, foi cercada e insultada por um grande número de alunos pelo "pecado" de estar vestindo uma minissaia, deixando à mostra pernas, joelhos e parte das coxas, há uma pergunta que não quer calar: se a polícia não tivesse chegado a tempo para defendê-la, a que ponto teria chegado a agressão?
Convém registrar que o acontecido configura o "bullying", ao qual os juristas têm dedicado, atualmente, intensos estudos e que se caracteriza como conduta violenta e intimidatória e produz muitas vítimas, com profundas sequelas físicas, psicológicas e morais."
ZENO VELOSO , professor de direito civil da Universidade Federal do Pará, diretor regional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Belém, PA)

Cachorros
"Lamentável o artigo de sábado do senhor Hélio Schwartsman ("Comer cachorro é um fato antropológico", Cotidiano).
O caso não é de antropologia, mas de pura crueldade, à qual nunca poderemos dar aval.
Tudo tem limite, e, em nosso país, comer cachorro é ilegal, e maltratar animais é crime."
SANDRA MUNIMOS SOARES (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Antonio Carlos Lemgruber: O "carry trade" e a festa do dólar

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.