São Paulo, sexta-feira, 17 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Povo brasileiro
"Parabenizo o doutor Cláudio Guimarães dos Santos pela excelência de suas observações sobre o caráter do povo brasileiro, sua passividade, sua pseudocordialidade, seu complexo de inferioridade, sua baixa autoestima etc. ("Todos cantam a sua terra...", "Tendências/Debates", ontem).
A consequência disso é a espantosa corrupção, que começa nas altas esferas políticas e se espalha como "doença contagiosa" por outras esferas, impedindo que o país seja mais justo com seus filhos."
IVETE B. DOLAN (São Paulo, SP)

"Em seu artigo de ontem, o doutor Cláudio Guimarães dos Santos afirma que a característica do povo brasileiro é a sua imensa passividade, à qual se alia um péssimo conceito de si mesmo.
Entretanto a quebradeira de instalações do Congresso e de multinacionais, os facões mostrados contra a implementação de hidrelétricas, os embates com desmatadores nos seringais, os antigos refúgios negros à opressão dos brancos e a renúncia de um reitor quando descobriram o seu "castelo" mostram que o povo brasileiro não é assim tão passivo.
Tomemos exemplos mais recentes: auditórios lotados no Congresso e no STF sempre que se debatem temas polarizados, como cotas nas universidades, aborto e direitos territoriais indígenas."
ANDRÉ FÁBIO MEDEIROS MONTEIRO (Brasília, DF)

Estágios
"A nova lei federal dos estágios criou sérios problemas para os próprios estagiários. Os resultados não corresponderam ao que era esperado e aconteceu uma grande queda na colocação dos alunos, que pode chegar a 40%.
Os estágios fazem parte da formação profissional do aluno e proporcionam um importante passo para o primeiro emprego. O sistema foi criado há mais de 50 anos, com sucesso absoluto, e já beneficiou milhares de alunos, inclusive ajudando-os financeiramente a concluírem seus estudos.
A lei deveria criar estímulos para aumentar cada vez mais o número de estágios, e não o contrário, como está acontecendo."
CLÁUDIO FROES PEÑA (Porto Alegre, RS)

Bancos
"Na Folha de ontem, página B3, mais uma vez o Banco Central, o Ministério da Fazenda e o seu ministro, Guido Mantega, saíram em favor dos bancos, pedindo a suspensão do pagamento das poupanças dos cinco planos econômicos (Cruzado, Bresser, Verão, Collor 1 e Collor 2), prejudicando milhões de poupadores com direito a receber suas míseras poupanças.
O BC quer proteger a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
No mesmo dia, na página B8 (Dinheiro), vê-se o lucro do Santander -enquanto ministros, deputados e senadores lesam o povo brasileiro, como vemos todos os dias na imprensa."
OSVALDO ROSA SOARES (Fernandópolis, SP)

Hospitais psiquiátricos
"Ferreira Gullar já abraçou causas mais nobres que a defesa do lucro de hospitais privados e da indústria farmacêutica ("Uma lei errada", Ilustrada, 12/4). A lei que acabou com "matadouros", como os de Barbacena (MG) ou do Juquery (SP), instituindo um tratamento humanizado para os doentes mentais em substituição à segregação, desagradou apenas as grandes empresas que lucram com as doenças.
É triste ver um poeta usar sua sensibilidade para louvar as virtudes de um remédio (Haldol) ou as instalações "cinco estrelas" de clínicas psiquiátricas. Não por acaso, seu artigo recebeu apoio entusiasmado dos lobbies interessados em restaurar a situação anterior à reforma que instituiu o tratamento ambulatorial e reservou a internação aos casos mais graves, durante crises agudas.
Solidários com a angústia e a dor de quem tem filhos esquizofrênicos, só podemos dizer, com suas próprias palavras, "que a vida vale a pena, mesmo que o pão seja caro e a liberdade pequena". A liberdade de quem tem sofrimento mental é pequena. A nós, sobretudo aos poetas, cabe aumentá-la, com amor e tolerância."
MARIA ERMÍNIA CILIBERTI, vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia (São Paulo, SP)

Corinthians
"A nota do "Painel FC" a respeito de novos depoimentos no processo Corinthians/MSI (Esporte, ontem) tem alguns equívocos. O primeiro é o título ("Procura-se'), que sugere dificuldades para encontrar Kia Joorabchian, que tem endereço certo e sabido e consta do processo, tem advogado estabelecido no Brasil, a quem foram outorgadas todas as procurações necessárias, tem assessoria de imprensa conhecida, que não foi procurada, e tem reiterado que, quando chegar a hora de ser ouvido, estará à disposição.
O segundo é referir-se a "novos depoimentos". Até agora, Joorabchian não foi ouvido nenhuma vez."
CARLOS BRICKMANN, assessoria de imprensa de Kia Joorabchian (São Paulo, SP)

Nota da Redação - Leia a seção "Erramos".

Doações
"Ao dizer que fui "flagrado com doações de campanha suspeitas", o senhor Alex Fabiano Nogueira ("Painel do Leitor", ontem) me ofende, pois deve conhecer o significado de "flagrar" -"apanhar em flagrante, surpreender".
Como posso ter sido surpreendido se fui eu que informei a doação à Justiça eleitoral? O leitor diz também que sou conhecido por "lutar contra a cidadania de homossexuais". É uma acusação grave, pois quer me fazer passar por homofóbico, o que não sou. Ser a favor dos valores cristãos não significa ter fobia por outro ser humano.
O senhor Nogueira revela sua dúvida sobre como educar seus alunos para a cidadania. Uma sugestão é que ele comece por tentar falar apenas a verdade."
CARLOS APOLINARIO, vereador, líder do Democratas na Câmara Municipal (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080 Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: José Dirceu: Os tropeços de um neotucano

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.