São Paulo, sexta-feira, 17 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Sigilos
Injustificável, em todos os aspectos, a medida provisória que a Câmara aprovou garantindo o sigilo para os orçamentos da Copa de 2014 ("Câmara aprova sigilo de orçamentos para Copa", Poder, ontem). E o discurso de transparência que Dilma e os parlamentares tanto usaram para se eleger? Foi para a cucuia?
A justificativa do governo de que a divulgação dos orçamentos pode estimular fraudes é pior ainda, uma confissão explícita de incompetência e descontrole. Pagaremos a conta dessa irresponsabilidade com o dinheiro público.
MÁRCIA MEIRELES (São Paulo, SP)

 

Ora, estranha-se que o governo que diz primar pela lisura se empenhe em esconder dados sobre a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, que, de qualquer forma, deverão ser honrados com o dinheiro público, ou seja, com impostos e contribuições de cidadãos que trabalham e vivem neste país. É um retrocesso da democracia, que mais parece uma ditadura camuflada, sem liberdade para que o povo realmente tenha conhecimento de qual a direção da carga tributária.
MARIA CECÍLIA DE ALMEIDA BARBOSA DAS EIRAS (São Paulo, SP)

 

É um absurdo alguém defender a manutenção de sigilo completo sobre documentos do passado de uma democracia. Se houve problemas na Guerra do Paraguai ou pendências territoriais com a Bolívia, se o Brasil deve pedidos de desculpas, que se faça e vamos em frente. Da mesma forma com os anos de regime militar e da ditadura Vargas. Está mais do que na hora de o Brasil decidir que tipo de democracia será, se vai esconder seus malfeitos como criança mal-educada ou se agirá como adulto, abrindo o passado para que possamos nos conhecer melhor, superar e avançar.
NINA DRAKE (São Paulo, SP)

 

O governo quer manter em sigilo os documentos ultrassecretos, os orçamentos da Copa, a origem dos R$ 20 milhões de Palocci, e por aí vai. Mudando o paradigma comum à política brasileira, será que o governo Dilma prefere omitir a mentir? Difícil saber o que é pior.
PEDRO CAVALHEIRO (São Paulo, SP)

Maconha
É, no mínimo, duvidosa a forma como a Folha trata a Marcha da Maconha. São rotineiras as notícias sobre o assunto. Tal fato remonta à liberdade de expressão, condição inegável e necessária à democracia, mas acaba por gerar uma contradição: qual é o motivo da não publicação da Marcha da Família em defesa da suspensão da decisão do STF de reconhecer a união civil de pessoas do mesmo sexo? Um ato legítimo, que levou 50 mil católicos e evangélicos à Esplanada dos Ministérios. Tal protesto encaixa-se perfeitamente na evocada liberdade de expressão. Qual seria, então, o problema em divulgá-la?
MARCELO CATANIA RAMOS (São Paulo, SP)

Ciclistas
Moro em São Paulo e pedalo há mais de 25 anos na cidade. Por saber dividir as ruas com os outros motoristas (ou por pura sorte mesmo), nunca sofri um acidente. Os motoristas de carro têm de aprender a dividir a rua com os meios de transporte não motorizados.
Trata-se não somente de uma questão de respeito e de educação com o próximo como também de uma questão de respeito à lei já existente. Por isso gostaria de expressar minhas profundas condolências à família do sr. Antonio Bertolucci, que infelizmente morreu nesta semana em um acidente trágico, tentando, à sua maneira, fazer de São Paulo uma cidade melhor, com menos trânsito e poluição.
CARLOS APRILE COVER (São Paulo, SP)

Doação de sangue
Foi com satisfação que li o texto "Menores de idade e gays agora poderão doar sangue" (Cotidiano, 15/6). É incrível como o Ministério da Saúde consegue as coisas quando quer! Finalmente autorizaram homossexuais e jovens a doar sangue. Tomara que agora o número de doadores suba, afinal não são poucas as pessoas que foram liberadas a contribuir.
A primeira coisa que vou fazer quando completar meus 16 anos será doar sangue. Um ato tão pequeno que pode salvar uma vida.
GIANLUIGI CASTAN COMINI (São Paulo, SP)

Campinas
Gostaríamos de registrar que, ao contrário do que sugere a reportagem "Prefeitura de Campinas terá suas contas de publicidade investigadas" (Poder, ontem), o jornalista Eduardo de Godoy Pereira não está entre os 22 denunciados pelo Ministério Público e o contrato de publicidade estabelecido com a Sanasa também não é objeto da denúncia dos promotores públicos.
ALEXANDRE SANCHES CUNHA, advogado do jornalista Eduardo de Godoy Pereira (Campinas, SP)

RESPOSTA DA JORNALISTA MARÍLIA ROCHA - O texto afirma que o contrato de publicidade que Eduardo de Godoy Pereira mantém com a prefeitura será um dos alvos de nova investigação do Ministério Público, paralela à que resultou na denúncia de 22 pessoas à Justiça.

Battisti
Como cidadão italiano, repudio e repilo completamente as inverdades e insultos aos italianos colocadas por Mauro Rodrigues Penteado sobre a Itália no que concerne ao caso Cesare Battisti ("Painel do Leitor", 13/6).
A Itália não é "a bola da vez" na crise econômica que grassa na Europa, até porque ali o deficit público está sob controle e a nação possui reservas cambiais.
Não se trata, portanto, de "desviar o foco" de uma crise interna com a questão de Battisti, mas do fato inegável de que o Brasil, nação soberana, por meio de um equivocado e hoje apequenado (se não subserviente) STF, deu razão a um presidente que descumpriu um tratado internacional com uma nação amiga por mero capricho ideológico!
PAULO BOCCATO (São Carlos, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Anna Trotta Yaryd e Gilson Carvalho: SUS: acesso universal, igualitário e gratuito

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.