UOL




São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

O coração e o bolso

MADRI - Impressionam a constância e firmeza com que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fala de Mercosul e América do Sul nas viagens ao exterior. Os crédulos dirão que é normal: tais prioridades estavam nos discursos de posse tanto do próprio Lula como de seu chanceler, Celso Amorim.
Ainda assim, é bom lembrar que Lula considerou "bravatas" muitas das posições que ele e seu partido defenderam a vida toda. Por que a ênfase em Mercosul e em América do Sul não poderia ser uma delas?
Defender a integração com países tão ou mais pobres que o Brasil não é fácil. No mínimo, no mínimo, causa um dar de ombros.
Não obstante, Lula vai em frente, como caixeiro-viajante, vendendo a integração física da América do Sul com o argumento (indiscutível) de que a retórica sobre a integração é abundante, mas faltam pontes, rodovias, ferrovias e até vôos regulares entre capitais do subcontinente.
Do ponto de vista filosófico, o presidente vende a tese com este argumento: "No século 21, as economias sólidas do mundo terão de ajudar as economias mais fracas a se desenvolverem. Se isso acontecer, certamente nós estaremos construindo neste século a possibilidade de não termos mais guerras, narcotráfico e terrorismo nem jovens do Terceiro Mundo caindo na criminalidade por falta de opção de estudo e trabalho".
Bonito, mas, no mundo moderno, insuficiente para convencer corações já empedernidos. É mais fácil vender a tese pelo lado "business". Aos empresários, Lula acena com parcerias na construção (ou reconstrução) da infra-estrutura sub-regional. Aí cola.
Francisco Luzón, responsável por América Latina no Santander, o megabanco espanhol, entusiasmou-se em reunião na qual Lula falou de novo sobre investimentos em infra-estrutura: "Fenomenal. Estamos presentes na maioria dos países".
O importante é que funcione, movido pelo coração ou pelo bolso.


Texto Anterior: Editoriais: O CASO NORTE-COREANO

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Senhor dos anéis
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.